As estações do ano se iniciam nas seguintes datas: 20 de março (outono no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte), 21 de junho (inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte), 22 de setembro (primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte), 21 de dezembro (verão no hemisfério sul e inverno no ...
O equinócio de março marca o início das estações do outono no hemisfério Sul e da primavera no hemisfério Norte (ocorre entre os dias 20 e 21 de março) e o equinócio de setembro marca o início da primavera no hemisfério Sul e outono no hemisfério Norte (entre os dias 22 e 23 de setembro).
Normalmente, a primavera boreal, como é conhecida a estação no Hemisfério Norte, inicia-se por volta do dia 20 de março e finda-se por volta do dia 21 de junho. A primavera austral, como é conhecida a estação no Hemisfério Sul, inicia-se por volta do dia 22 de setembro e finda-se por volta do dia 21 de dezembro.
A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa "antes do verão". Conhecida como a estação das flores, porque várias flores desabrocham nessa altura tornando as paisagens mais bonitas, na primavera o clima costuma ser bastante agradável.
Primavera simboliza renovação e indica novo ciclo para as aves.
Inverno de 2020 na cidade de São Paulo A média das temperaturas mínimas do inverno de 2020 foi de 14,7 °C e ficou 1,7 °C acima da média histórica que é de cerca de 13 °C (1961 a 2019).
A boa notícia para quem é fã de carteirinha do inverno é que os meses de frio em São Paulo são bem delimitados. O inverno começa oficialmente no final do mês do junho (normalmente, no dia 21, quando é celebrado o solstício de inverno) e vai até o final de setembro (entre os dias 21 e 23).
Início das estações do ano (2005–2020)
20 de junho, às 18h44
Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020
Com menos precipitação, a tendência é de mais dias seguidos de tempo seco e mais calor que o normal para a época do ano. Apesar disso, as primeiras ondas de frio devem começar já no fim do mês. Em maio, as configurações oceânicas continuam não favoráveis à passagem de frentes frias.
Durante o inverno de 2020, as fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de "porteiras" para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação.
Na Região Sudeste do Brasil, o inverno é caracterizado pelas temperaturas amenas e diminuição das chuvas, com noites mais longas que os dias. ... As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 10-12 ºC na Região Serrana e dos 15-17 ºC nas demais regiões.
tropical