O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. ... Pode também ser utilizado para falar de ações que acontecerão num futuro próximo.
No presente do indicativo, os verbos seguem o paradigma de conjugação demonstrado pelo verbo estudar:
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas.
Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO. Alguns autores, no entanto, as denominam FORMAS NOMINAIS DO VERBO.
Dá-se o nome de modo às várias formas assumidas pelo verbo na expressão de um fato. Em português, existem três modos: Indicativo - indica uma certeza, uma realidade. Por exemplo: Eu sempre estudo.
O modo é uma categoria gramatical associada ao verbo que se exprime através de sufixos de flexão. Por exemplo, na forma verbal , -sse- é o sufixo de flexão que dá a informação de modo conjuntivo e de tempo pretérito imperfeito.
Como alguém vive, jeito de viver, estilo de vida subjetivo.
Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).
Imperativo (1) - Modo imperativo é usado para passar instruções. O modo imperativo é empregado em situações comunicacionais em que os interlocutores expressam ordens, dão sugestões, conselhos ou instruções.
Terminações do imperativo negativo (verbos regulares)
O modo imperativo negativo precisa de uma palavra negativa precedendo o verbo. No modo imperativo ajuda você na locação adverbial, as formas de 2 pessoa (do singular e plural) originam-se do presente do indicativo, sem a ultima letra s; as demais são as mesmas do presente do subjuntivo ,excetuando-se o verbo ser.
O Imperativo consiste em um modo verbal em que o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. ... Aqui o falante tem a intenção de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele. Neste modo verbal, a primeira pessoa do singular (eu) não existe.
O imperativo negativo é quando a frase é relacionado com a negação Ex Não vamos a festa. O imperativo afirmativo e quando a frase e relacionada a uma ação positiva ou afirmação Ex Hoje vamos a festa.
O imperativo em espanhol é um modo verbal que se presta a várias funções, entre elas dar ordens, conselhos, instruções etc. ... A afirmativa apresenta verbos regulares e irregulares, e a negativa não possui irregularidades, pois se baseia na conjugação de outro modo verbal: o subjuntivo.