Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
O Humanismo foi um movimento literário que marcou a passagem da Idade Média para o Renascimento. O Humanismo foi um movimento literário de transição entre a Idade Média e o Renascimento.
Os pensadores humanistas defendiam a valorização da figura do homem e da sua participação ativa na natureza e na civilização, contrapondo-se à visão baseada na fé e nos dogmas cristãos, que colocavam Deus como a figura central do Universo e a religião no centro da vida cotidiana.
- Grandes avanços nas áreas de Astronomia, Medicina, Matemática, Física, Química e Biologia. - Desenvolvimento de instrumentos científicos, principalmente na área de observação astronômica. - Formulação de várias leis da Física e teorias matemáticas. - Aumento da divulgação dos conhecimentos científicos.
O Renascimento Cultural foi um movimento laico (não eclesial), racional e científico ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI, que influenciou profundamente o mundo ocidental desde então.
O Renascimento foi um movimento histórico ocorrido inicialmente na Itália e difundido pela Europa entre os séculos XV e XVI. -A vinda de sábios bizantinos para a Itália após a conquista de Constantinopla pelos turcos Otomanos; -A presença, em solo italiano, da antigüidade clássica. ...
Resposta: ExplicaA grande consequência do Renascimento comercial e urbano foram foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.
Durante o renascimento houve uma maior reaproximação com o oriente. Isso porque as rotas comerciais foram retomadas, o que possibilitou um intercâmbio cultural entre parte da Europa e dos países da Ásia e África. ... O rompimento com a filosofia da Igreja Católica foi o estopim para a sua perda de influência na Europa.
Resposta. As mudanças ocorridas na Europa depois do Renascimento, teve como o desenvolvimento do comércio, das cidades, da cultura e da expansão marítima.