5.
O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a seqüência de procedimentos que constituirão a experiência.
Relato de experiência vivida – é a apresentação oral ou escrita, de experiências humanas vivenciadas que podem ser do tempo presente ou do tempo da memória (passado): diários, testemunhos, autobiografia, etc.
As principais características do relato pessoal são:
Escrevendo o relato de caso
Para escrever um relato de memória você deve dividir seu relato em início, desenvolvimento e final, tal como uma estrutura comum. O que muda é que você usará a narração em primeira pessoa para contar alguma história.
Chama-se relato de memórias ao gênero de literatura em que o narrador conta fatos da sua vida. ... Diferencia-se da biografia pois não se prende a contar a vida de alguém em particular, mas sim narrar as suas lembranças.
Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador.
O relato pessoal é um gênero textual com função de documentar memórias ou vivências de um indivíduo ou até de um grupo.
Os gêneros textuais são classificados conforme as características comuns que os textos apresentam em relação à linguagem e ao conteúdo. ... Isso, por exemplo, quer dizer que uma receita de bolo apresenta a lista de ingredientes necessários (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo).
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida....Confira alguns exemplos de gêneros textuais:
Os tipos textuais são divididos em cinco: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
Quando as células de uma região qualquer do corpo querem avisar o cérebro de que há algo errado – isto é, gerar a sensação de dor – elas usam moléculas chamadas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) para produzir outras moléculas chamadas prostaglandinas.