EQST

Quando O Psiquiatra Se Apaixona Pela Paciente?

Quando o psiquiatra se apaixona pela paciente?

O paciente se apaixonar pelo terapeuta é algo natural e que serve para movimentar a terapia. Isso não quer dizer que essa paixão deverá ser consumada (o que seria uma falta ética gravíssima) e sim, trabalhada com o cuidado que toda demanda apresentada merece.

O que é contratransferência para a psicanálise?

Para Freud, a contratransferência define-se por ser a transferência do analista em relação ao paciente ou a resposta do analista à transferência do paciente, ou seja, a reação emocional, controlada, consciente e adequada do terapeuta ao paciente.

O que é transferência na psicologia?

A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. ... Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Para a teoria freudiana, esse fenômeno é fundamental para o processo de cura.

O que é transferência afetiva?

Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.

O que é transferência de conta?

As transferências são utilizadas para transferir valores entre contas ou empresas de uma maneira mais simples. Na transferência é exigido apenas a conta de origem, conta de destino, data e valor. A opção de transferência é um recurso que pode ser ativado ou desativado a qualquer momento na tela de recursos.

O que é o amor de transferência?

O amor de transferência caracteriza-se por certos traços que lhe asseguram uma posição especial. ... É tão desastroso para a análise que o anseio do paciente por amor seja satisfeito, quanto seja reprimido. O caminho que o analista deve tomar não é nenhum destes, é um caminho para o qual não existe modelo na vida real.

Como lidar com amor transferencial?

A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor. Entrar em contato com seus anseios, desejos e necessidades.

Onde normalmente ocorre a transferência e a contratransferência?

No caso da transferência, ocorre uma projeção de conteúdos inconscientes positivos ou negativos no outro – do cliente para o profissional --, enquanto na contratransferência é o profissional que faz transferências ou projeções para o seu cliente. ... Pronto, está estabelecida a transferência.

O que são as transferências são reedições reproduções das moções e fantasias que durante o avanço da análise soem despertar Se é Tornar-se conscientes mas com a característica própria do gênero?

Diz ele: “O que são transferências? São reedições, reproduções das moções e fantasias que, durante o avanço da análise, soem despertar-se e tornar-se conscientes, mas com a característica (própria do gênero) de substituir uma pessoa anterior pela pessoa do médico.

O que é diagnóstico diferencial em psicologia?

O diagnóstico diferencial costuma ser baseado na noção de que o clínico está escolhendo um único diagnóstico entre um grupo de diagnósticos que rivalizam entre si e que são mutuamente exclusivos, com a finalidade de melhor explicar determianda apresentação de sintomas.

Como um psicanalista realiza o diagnóstico diferencial?

O diagnóstico diferencial nesta clínica perpassa pela ordem da relação com o objeto de estudo da psicanálise, na medida em que o trabalho com o inconsciente se dá por via da fala, que expressará a realidade psíquica do sujeito.