O exame de uretrocistografia miccional avalia o tamanho e a forma da bexiga e da uretra, que é o canal de onde sai a urina.
Uretrocistografia Retrograda e Miccional O objetivo de uma Uretrocistografia Retrógrada e Miccional é estudar a uretra, avaliar a bexiga e a micção do paciente e observar possíveis refluxos ureterais. É o único método de demonstração da uretra prostática.
Por isso, o exame de uretrocistografia miccional, com a utilização do meio de contraste iodado, auxilia o possível diagnóstico do sistema urinário da criança, se este apresenta uma fisiologia adequada ou alguma anomalia (TRAVASSOS et al., 2009).
Este exame é usado para identificar bloqueios e alterações anatômicas da bexiga e da uretra, além de revelar alterações nos ureteres em caso de refluxo ureteral - quando a urina retorna da bexiga para o rim.
É um exame fundamental para a avaliação e planejamento cirúrgico das estenoses de uretra.
A cistografia ou uretrocistografia retrógrada miccional é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante (Rx) e permite o estudo da bexiga e da uretra.
O diagnóstico de cálculos vesicais é realizado por meio de exames que avaliam a urina do paciente e exames físicos – como o de toque retal -, além de ultrassom e raios X. Dificilmente é possível prevenir os cálculos, mas o tratamento da hiperplasia diminui o risco.
Alguns dos sintomas comuns de que um paciente que apresenta com pedras de bexiga pode se queixar incluem: