EQST

O Que O Teste De Friabilidade?

O que é o teste de friabilidade?

Pelo teste de friabilidade verifica-se quanto pó se solta pelo movimento dos comprimidos. Isso porque, durante o transporte, os comprimidos vêm dentro de um blister e acabam chacoalhando. Porém, eles não podem perder muito de seu material, há um limite de perda para a friabilidade.

Quais as condições de execução de um Friabilômetro?

com peso médio superior a 0,65 g, utilizar 10 comprimidos. Pesar, com exatidão, os comprimidos, introduzi los no friabilômetro. Ajustar a velocidade para 25 rotações por minuto e o tempo de teste para 4 minutos. Decorrido o prazo, remover qualquer resíduo de pó da superfície dos comprimidos e pesar novamente.

Qual a importância dos testes de resistência mecânica dos comprimidos?

Estes testes visam demonstrar a resistência dos comprimidos à ruptura provocada por quedas ou fricção, ocorridas durante os processos de embalagem, armazenamento, transporte.

Qual o líquido mais indicado para ingerir medicamentos?

Água - A água fria é o líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de todos os tipos de remédios. Isso porque, esclarece a farmacêutica, há alguns tipos que sofrem reação química sob a ação de leite, suco, refrigerante, café ou chá, comprometendo a sua eficácia e, em conseqüência, o bom resultado do tratamento.

O que é equivalente farmacêutico?

"Equivalentes Farmacêuticos: são medicamentos que possuem mesma forma farmacêutica, mesma via de administração e mesma quantidade da mesma substância ativa, isto é, mesmo sal ou éster da molécula terapêutica, podendo ou não conter excipientes idênticos, desde que bem estabelecidos para a função destinada.

O que é Bioequivalencia e equivalência farmacêutica?

A equivalência farmacêutica entre dois medicamentos relaciona-se à comprovação de que ambos contêm o mesmo fármaco (mesma base, sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa), na mesma dosagem e forma farmacêutica, o que pode ser avaliado por meio de testes in vitro.

Qual é a relação entre a equivalência terapêutica e a intercambialidade entre medicamentos?

Em farmacologia a Intercambialidade indica a possibilidade de substituição de um medicamento por outro equivalente terapêutico receitado pelo prescritor. uso não oral e oral de venda sem prescrição médica, a equivalência terapêutica é demonstrada somente por testes in vitro de equivalência farmacêutica.

Quais os medicamentos que são intercambiáveis?

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.

O que é a intercambialidade de medicamentos?

Medicamentos – A intercambialidade de medicamentos nada mais é do que a substituição de produtos com a mesma qualidade, eficácia e segurança para o sucesso no tratamento.

O que significa a palavra intercambialidade?

Intercambialidade é uma característica que avalia a possibilidade de se realizar a substituição de um medicamento utilizado pelo paciente por outro equivalente.

Como funciona a lista de intercambialidade?

A intercambialidade de medicamentos permite ao farmacêutico substituir o medicamento de referência pelo seu medicamento genérico correspondente e vice-versa, e o medicamento de referência pelo seu medicamento similar intercambiável e vice-versa.

O que é a intercambialidade de peças?

Peças intercambiáveis ​​são peças (componentes) que são, para fins práticos, idênticos. Eles são feitos de acordo com especificações que garantem que sejam quase idênticos a ponto de se encaixarem em qualquer montagem do mesmo tipo.

Porque os medicamentos similares não são Intercambiaveis?

Se houver mais de um Genérico por Referência, todos serão intercambiáveis entre si, não sendo necessária a comprovação da equivalência terapêutica entre Genéricos de um mesmo Referência. O medicamento similar que comprovou a equivalência terapêutica com um Referência será intercambiável com ele também.

Quem é referência ou similar?

A eficácia e a segurança do medicamento de referência são comprovadas por estudos clínicos. Medicamento Similar - Contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica.

Em que casos Pode-se substituir medicamentos?

Caso o médico prescreva um medicamento pelo nome da marca, o farmacêutico pode substituir o produto por um genérico, desde que a troca seja anotada na prescrição médica. O genérico só pode ser desenvolvido depois que a patente do produto de marca expira.

O que significa similar equivalente?

- Similar Equivalente: este é um produto de marca e tem um nome comercial, geralmente, parecido com o nome do medicamento de referência. A sigla que caracteriza a embalagem são as letras "EQ" (de equivalente).

Qual a diferença entre remédio genérico é similar?

Na verdade, o similar nada mais é do que um genérico com marca – ou seja, uma cópia do medicamento de referência que pode ter um nome fantasia e um logo bonitinho.

Qual o similar da ivermectina?

Princípio Ativo: ivermectina

Qual o similar do diosmin?

Nomes Comerciais1 Daflon®; Diosmin®; Flavenos®; Flavonid®; Venaflon®; Venovaz®. 1 Saliente-se que: - Receituário com nome de Medicamento de Referência: pode-se dispensar o Medicamento de Referência ou o Medicamento Genérico.

Qual o genérico do diosmin?

Medicamento Diosmina+Hesperidina. Genérico Diosmina+Hesperidina.

Qual a diferença entre diosmin e Flavonid?

Olá, Diosmim e Flavonid possuem o mesmo princípio ativo , que é a associação de diosmina+hesperidina.

Qual a diferença entre diosmin e diosmin SDU?

Diosmin SDU completa a família Diosmin, que já conta com Diosmin (diosmina 450 mg e hesperidina 50 mg) em apresentações com 30 ou 60 comprimidos.

O que é SDU do diosmin?

Tipo do medicamento: Diosmin SDU é indicado no tratamento sintomático das varizes e de outros sintomas relacionados à Insuficiência Vascular Crônica como dor nas pernas, sensação de queimação, inchaços, etc.

Para que serve o remédio diosmin sachê?

Diosmin SDU é indicado no tratamento sintomático das varizes e de outros sintomas relacionados à Insuficiência Vascular Crônica como dor nas pernas, sensação de queimação, inchaços, etc.

Para que é indicado o diosmin?

Diosmin para que serve? Diosmin é indicado no tratamento sintomático das varizes e de outros sintomas relacionados à Insuficiência Venosa Crônica como dor nas pernas, sensação de queimação, inchaços, etc.