Onze-horas comestível, beldroega da flor grande. Onze-horas não-comestível. Note a forma das folhas. Os nutrientes são muito parecidos, com a diferença de que a onze-horas comestível tem flores bonitas que alimentam não só as pessoas, mas as abelhas e as borboletas.
Nativa da América do Sul, inclusive do Brasil, há a Portulaca grandiflora Hook na variedade comum, com flores brancas ou rosas ou ainda mesclada com as duas cores e na variedade dobrada - quando as pétalas são formadas em séries -, nos tons rosa, amarelo, vermelho e branco.
É uma flor de ciclo de vida anual, que seca e morre passados, no máximo, 12 meses - você pode tirar mudas dela antes disso ou plantar uma nova leva.
A planta abre suas pétalas delicadas em cores vibrantes no horário de maior incidência de sol. No horário do almoço, quando há maior incidência do sol, a planta onze-horas abre sua flor, por isso ganhou esse nome.
Para estimular a floração, o engenheiro agrônomo Marcello Manzano Santero, da Dimy Produtos para Jardinagem, sugere o uso do adubo mineral NPK 4 14 8, que é uma boa fonte de fósforo e potássio.
5 segredos pra planta dar flor
Que solo o antúrio precisa. Você pode fazer sua própria mistura de solo usando partes iguais de turfa, perlita e casca de pinheiro e misturá-las. Se você não quiser fazer sua própria mistura, usar um substrato comercial ou uma mistura de orquídeas também funciona bem.
Manchas nas folhas de antúrio devido ao excesso ou falta de luz. O estado da planta é fortemente influenciado por sua localização. ... O aparecimento de manchas nas folhas de antúrio, a florista pode ser necessária para direcionar a luz solar, queimando as placas da folha.
Para uma folhagem bonita, mantenha a terra úmida na primavera e no verão, diminuindo as regas no inverno. Nos dias de calor intenso, borrife água morna nas folhas e deixe o vaso em cima de um prato cheio de pedras molhadas. Adube a cada quinze dias) e replante a cada quatro anos.
Por ser uma planta tropical, o antúrio gosta de muita umidade! Por isso, a rega deve ocorrer com frequência: três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios.
A rega, assim como a luz, deve ser constante, mas sem exageros. Lembre-se que antúrios apreciam umidade, no entanto, isso não significa que você precisa encharcar o solo. Faça regas regulares sempre que notar a terra seca. Nos meses de verão, as regas provavelmente serão mais frequentes.
Espalhe substrato pra mudas (Carol Costa usa da marca All Garden) e, uma dica valiosa: misture vermiculita, o que garantirá mais umidade pro antúrio. Solte a planta do vaso antigo e, gentilmente, separe as raízes. Essa é a hora de fazer mudas! Dá pra separar a touceira e escolher partes que tenham raízes.
Para isso, retire a planta do vaso ou da terra, e delicadamente com as mãos ou com o auxílio de uma faca, ou tesoura, separe as mudas, tomando cuidado para não danificar as raízes. Depois replante em novos vasos ou no jardim e mantenha a terra úmida, mas não encharcada.
A resposta para essa pergunta é direta – de uma só vez. Claro, espere, por mais que seja impossível para atrasar a transferência pode ser um par de dias, se necessário, caso contrário, a planta pode ficar doente e morrer. Após a compra, a planta deve ser transplantada dentro de três dias.
Mas as raízes aéreas do antúrio devem ser mantidas o mais longe possível. ... Se antúrio não escapa seu próprio sistema radicular, ea haste é apenas o início de raízes, a planta antes de plantar no solo é útil para a raiz em esfagno úmido ou perlite. Por via de regra, dentro de 7-15 dias as raízes formam-se.
ADUBAÇÃO - o uso de adubo orgânico é importante para o antúrio. Cubra a área com terra vegetal ou substratos adquiridos em supermercados, floriculturas e lojas. Também podem ser acrescentados compostos, como torta de mamona, farinha de osso e produtos de compostagem.
Como reproduzir e plantar antúrios Muito melhor adquirir a planta já adulta ou, reproduzi-la através de divisão de touceira. Para dividir a planta, basta tirá-la do vaso, separar as touceiras com raízes e, replanta-la em novos vasos.
Propague as estacas de antúrios em pequenos vasos mergulhando as mudas em uma pequena quantia de hormônio de enraizamento. Coloque duas colheres de sopa de hormônio em um recipiente separado para que não se contamine o recipiente de hormônio com doenças inconspícuas até o momento.
Como fazer substrato para antúrio Elas precisam de um uma camada mais terrosa, com maior capacidade de absorção de água. 3 medidas de terra; 1 medida de fibra de coco; 1 medida de húmus.
Coloquem a planta dentro de recipiente de vidro e acrescentem água à temperatura ambiente. O ideal seria utilizarem água de nascente ou água engarrafada pois estas contêm bastantes minerais que irão ajudar a planta a crescer de forma saudável. Não se esqueçam que as raízes devem ficar totalmente cobertas de água.