atribuições profissionais do Assistente Social na atenção básica no atendimento à pessoa idosa como: Acolher o idoso e sua família; caracterizar a população idosa atendida; socializar informações em relação ao acesso a serviços; investigar suspeitas de violação de direitos contra pessoa idosa, realizar denúncias, caso ...
Dentre as instituições que integram a Rede, as mais referidas foram: Conselho do Idoso, CRAS, CREAS, Grupos de Terceira Idade, Ministério e Defensoria Pública, Secretarias de Saúde e Assistência Social, Casas de Convivência, Instituições de Longa Permanência, Delegacias, Pastorais, dentre outras, mas todas essas ...
Direito ao respeito: inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral do idoso; Direito à moradia digna: com sua família ou em instituição pública ou privada; Direito à gratuidade de medicamentos, próteses e quaisquer recursos relativos a tratamento, habilitação ou reabilitação do idoso, em esferas públicas.
6 dicas para melhorar a qualidade de vida do idoso
Entre elas, a procura por aprendizados, estar atento ao meio, ocupação em atividades, colaborar socialmente e também conviver com o outro. Dessa forma, o idoso mantém relações interpessoais, o que proporciona maior qualidade de vida.
Fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos
Um envelhecimento saudável e com qualidade de vida deve considerar a capacidade funcional, autonomia, integração social, autossatisfação e, fundamentalmente, a prevenção, o cuidado e a atenção integral à saúde. Envelhecer com saúde deve ser um planejamento feito durante todas as fases da vida.
5 dicas de como envelhecer com saúde
Envelhecimento saudável significa atingir as necessidades especiais do corpo durante o processo de envelhecimento. Seria ingênuo assumir que o declínio da função corporal é simplesmente parte do envelhecimento.
Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
Realização de atividades físicas, novos aprendizados cognitivos e boas relações interpessoais são essenciais para um envelhecimento com saúde e energia. Fios de cabelo branco e movimentos mais vagarosos denunciam o avanço da idade.
O envelhecimento deve ser vivido de uma forma ativa (OMS, 2005). Para esta organização há três pilares basilares em que se apoia o envelhecimento ativo: saúde, segurança e participação (OMS, 2005). Mencionando que a Saúde se refere ao bem-estar físico, mental e social.
1) Melhorar a função musculoesquelética, a mobilidade e a vitalidade. Não tem segredo: para deixar músculos e ossos em plena capacidade, a regra de ouro é fazer exercício físico – com orientação profissional – e comer bem. Deficiências de nutrientes como cálcio, vitamina D e proteínas devem ser contra-atacados.
Como combater o envelhecimento precoce