A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica.
Como todos os catalisadores, as enzimas funcionam diminuindo a energia de ativação (ΔG‡) de uma reação, de forma que se acelera substancialmente a taxa de reação. ...
As isozimas ou isoenzimas são enzimas que diferem na sequência de aminoácidos, mas que catalisam a mesma reação química. ... Ainda que de forma estrita, as isoenzimas representam enzimas de diferentes alelos de um mesmo gene e as isozimas representam enzimas de diferentes genes cujos produtos catalisam a mesma reação.
As isoenzimas da creatina quinase (CK), denominadas CK-MB, CK-MM e CK-BB, não podem ser separadas por cromatografia,pois apresentam-se covalentemente ligadas entre si.
A utilidade diagnóstica da medida das enzimas plasmáticas reside no fato que as alterações em suas atividades fornecem indicadores sensíveis de lesão ou proliferação celular. Estas modificações ajudam a detectar e, em alguns casos, localizar a lesão tecidual, monitorar o tratamento e o progresso da doença.
A determinação de enzimas no laboratório clínico tem uma grande aplicação para o diagnóstico, prognóstico e acompanhamento da terapia de diversas patologias, especialmente o caso das doenças hepáticas, cardíacas, ósseas, musculares e pancreáticas.
Além da produção de energia, durante o metabolismo celular também existe a síntese de intermediários que participam de reações químicas, como lipídios, aminoácidos, nucleotídeos e hormônios. Por isso, o metabolismo celular é fundamental para a sobrevivência dos organismos.
Metabolismo energético é o conjunto das várias reações químicas que ocorrem no organismo e possui como objetivo satisfazer a necessidade de energia do indivíduo.
Metabolismo Energético
As células que estão no interior são celular anaeróbicas, elas realizam fermentação, geralmente alcoólica, e produzem bem menos energia, já as células da superfície da massa geram bem mais energia, já que o metabolismo é aeróbico.