Preferir terreno bem drenado, profundo, rico em matéria orgânica e areno-argiloso. Limpar toda área, fazendo uma capina e, caso existam, retirar pedras, tocos e en- tulhos. O local deve ser fechado com cerca de arame ou tela. Não há necessidade de se fazerem aração, gradagem e correção da acidez do solo.
Como dissemos, o terreno deve ser de preferencia plano ou com pouca inclinação, além disso, o solo deve ser profundo e bem drenado e com água potável próxima. Outro ponto importante é realizar a limpeza prévia do terreno, remover pedras, raízes, entulhos, entre outros e retirar formigueiros dos arredores.
Encher buracos profundos com colunas de fertilizante orgânico granular alimentadas através de um funil é um pouco mais confuso, mas igualmente eficaz. Estacas de fertilizantes ou colunas de fertilizantes secos são mais fáceis de instalar quando o solo está úmido.
Qual adubo usar para a árvore dar fruta? O elemento químico responsável pela frutificação e formação de sementes é o fósforo (a sigla "P" dos adubos NPK). Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo.
Melhores práticas e equipamentos para aplicar fertilizante NPK
As fórmulas de NPK apropriadas para essa fase são a e por exemplo, que contêm mais fósforo e têm uma boa quantidade de potássio, outro elemento importante para fortalecer as raízes.
ambiente A jaqueira prefere locais onde prevalece o calor, principalmente regiões quentes e úmidas. Tem bom desenvolvimento e produção de qualidade, inclusive em locais de clima subtropical e semiárido, se adotado o uso de irrigação.
Escolha um local espaçoso, ensolarado e longe de outras árvores. Plante a muda a pelo menos 10 metros de distância das outras árvores. Como a jaqueira pode atingir até 30 m se não for podada, ela deve ficar em um espaço aberto grande que receba sol pleno.
100 anos
três anos
Ah, aqui vai um truque para conseguir frutas maiores e mais doces: regue a pitangueira todo dia durante as três semanas depois da floração. Como acontece com muitas frutíferas, mais água se transformará em uma colheita mais exuberante.
Qual a época de colheita? A primeira frutificação da pitangueira ocorre após o terceiro ano do plantio. Bem cuidada, a pitangueira pode dar frutos duas vezes ao ano, nos meses de março à abril, e na época de outubro à janeiro, que é a principal.
Plantas tropicais de umidade detestam frio e tempo seco, são as primeiras a sofrer no inverno. Borrife a folhagem nos dias mais secos e mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada. Também vale prestar atenção à adubação, pra que elas … Sempre encontro vários bichinhos nas minhas plantas e no substrato.
Compre um vaso, um adubo e terra de boa qualidade e preencha de terra em volta do torrão transplantado. Firme bem a muda com a ajuda de uma haste de madeira até que a muda/árvore se enraíze no solo. Assim que transplantada você deve fazer regas todos os dias.
Saiba como recuperar uma planta seca
Pode enriquecer o molho também com um refogado de alho e cebola, bem pouco, apenas para trazer mais uma camada de sabor. Retire o caroço das pitangas antes de preparar o molho. A medicina popular também emprega as folhas da pitangueira para o preparo de chás e infusões.
As folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios guarani contra diarreia, má digestão e tônico estimulante. O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (tanto é eficaz em casos de pressão baixa quanto alta, pois acalma e equilibra essa função orgânica), agitação e tristeza profunda.
O licopeno, substância responsável pela cor vermelha da fruta, é outro antioxidante presente na pitangaque é eficaz no combate a várias doenças Pitanga Prevenir o Envelhecimento Precoce: O seu poder antioxidante ajuda também a retardar os sinais do envelhecimento precoce, lutando contra a ação dos radicais livres.
Além de possuir vitamina C, a pitanga é rica na A e nas do complexo B, sem contar que na fruta são encontradas também boas quantidades dos minerais cálcio, ferro, fósforo e magnésio.
Bata as pitangas com a água em um processador com a lâmina que não corta; isso vai separar a polpa do caroço sem picotar o caroço, que deixa um gosto estranho na polpa. Outro método é usar o liquidificador no modo pulsar, e tomar cuidado pra não destroçar os caroços.