Buraco de entrada ou de saída de uma cavidade.
Significado de Ouriço substantivo masculino [Zoologia] Designação comum a pequenos e distintos mamíferos que, pertencem a ordem dos insetívoros, possuem o dorso repleto de espinhos; ouriço-cacheiro ou ouriço-da-europa. A casca rígida e cheia de espinhos que caracteriza certos tipos de frutos (castanha e a noz).
ouriço
É considerado um arborícola, de hábitos essencialmente noturnos e solitários. No Brasil, seu nome ouriço-cacheiro diz respeito a pelo menos oito espécies conhecidas, de três gêneros diferentes: Coendou, Sphiggurus e Chaetomys. A espécie mais ameaçada é a Chaetomys subspinosus.
Um ouriço desta espécie custa por volta de 100 euros. Existem alguns criadores de ouriço pigmeu africano em Portugal. Faça uma marcação e visite os criadores, tendo assim oportunidade de observar as suas verdadeiras intenções, além de as condições em que são mantidos e o estado de saúde dos animais.
Encontre um bom vendedor. Ou você pode buscar na internet “ouriços à venda em São Paulo”, por exemplo. Seja cuidadoso ao fazer a aquisição numa pet shop. Pergunte a procedência dos animais a um funcionário da loja e, se possível, investigue a qualidade desse fornecedor.
Centros de acolhimento de animais: É a melhor opção de todas. Muitas pessoas adotam ouriços sem saber como é o seu comportamento e abandonam-nos logo. Os refúgios e os centros de acolhimento de animais exóticos são, sem dúvida, o melhor local para adotar um ouriço e cuidar dele como ninguém o fez antes.
Apesar da importação proibida, o próprio Ibama admite que muitos brasileiros estão criando o mamífero hedgehog como bichinho de estimação. A prática, no entanto, é ilegal.
Como adotar um furão Os animais exóticos são aqueles que não nasceram em nosso país, como o furão. O IBAMA permite a adoção do pet, mas apenas com documentação especial. Isso significa que todo ferret no Brasil é importado. Portanto, o furão tem preço um pouco mais caro que os outros animais de estimação.
Coendou prehensilis é o nome científico de um roedor arborícola, notívago e herbívoro, encontrado em florestas tropicais desde o México até a América do Sul, conhecido vulgarmente no Brasil como ouriço-cacheiro, porco-espinho, cuandu e cuim.
O único Bioma brasileiro em que os porcos-espinhos não ocorrem são os Pampas, no sul do Brasil. No entanto, por ser um animal essencialmente arborícola, prefere as regiões florestadas dos Biomas em que ocorre.
O porco-espinho vive na Europa, na África, na Ásia e por toda a América. Algumas espécies vivem no solo e outras em árvores. Eles dormem em cavernas, em buracos nas árvores ou no solo, ou em troncos ocos. O porco-espinho é um animal robusto, de pernas curtas, que se movimenta de forma lenta.
Os “espinhos” do animal são, na verdade, pelos mais grossos. O porco-espinho é conhecido justamente por ter uma aparência diferente e por soltar os famosos espinhos quando se sente ameaçado. Mas você sabia que não são 'espinhos' de verdade? O que o bicho solta na presença de humanos ou predadores é pelo!
Geralmente não. O verdadeiro porco-espinho pertence à família Hyspricidae e vive apenas na Europa, África e sul da Ásia. Seus espinhos são pêlos modificados, extremamente duros, que servem como defesa. Quando um predador encosta no animal, esses, espinhos se soltam, fixando-se na pele e musculatura do atacante.
Polvilhe um repelente de porco-espinho em torno de seu jardim. Repelentes de porco-espinho não-tóxicos contém o cheiro dos predadores de porco-espinho, como a raposa, e são vendidos em forma de bolinhas.
Ouriço-cacheiro
Esses espinhos são, na verdade, pêlos modificados, extremamente duros, que crescem na cabeça, na nuca e nas costas. “Eles não possuem nenhuma substância tóxica, mas suas pontas têm farpas minúsculas que dificultam a extração.
O porco-espinho alimenta-se de raízes, bulbos, tubérculos, cascas de árvores, fruta e cereais, batatas e abóboras, freqüentemente, come restos de presas de grandes mamíferos. Observou-se que muitas vezes o porco-espinho leva para a toca ossos de grandes mamíferos.
Os ouriços são animais principalmente noturnos, que se alimentam de insetos, caracóis, lesmas e de vegetais. ... Uma diferença importante entre estas duas espécies é que os espinhos do ouriço, ao contrário dos do porco-espinho, não se soltam naturalmente, nem são venenosos.
Seus espinhos os protegem contra predadores, mas também servem para a locomoção.
Os ouriços, que têm a visão bem fraca, se orientam principalmente pelo olfato, então ofereça algo que cheire bastante, como pasta ou ração para gato. Mas cuidado! Nada de leite ou migalhas de pão, eles não são capazes de digeri-los...
O veterinário explica que o espinho do ouriço nada mais é que um pelo com muita queratina, por isso é duro. No caso de seu cão de estimação aparecer com o focinho, boca e corpo cheios de espinhos, mantenha a calma e leve o animal imediatamente para o veterinário.
Além das luvas, use também pinça hemostática para retirar os espinhos. A dica para tirar da maneira correta é segurar bem perto do ponto onde o espinho penetra na pele.
se ele for calmo e forem poucos espinhos, retire-os o quanto antes; se ele for agitado, leve ao veterinário; após a retirada dos espinhos, lave toda a área que estará machucada com água em abundância; dê os remédios que forem receitados pelo veterinário.
É necessário sedar o cão para retirar todos os espinhos, principalmente da região interna da boca. Quando os espinhos são retirados por pessoas inexperientes, parte dos espinhos ficam dentro do tecido do animal. Posteriormente será mais difícil de removê-los, necessitando às vezes de pequenas cirurgias.
Segure o espinho perto da base com alicates ou pinça cirúrgica.