Quanto à idade, a população está dividida em três grupos: Jovem, de 0 a 19 anos; Adulto, de 20 a 59 anos; Velho, ou senil, com 60 anos e mais.
Resposta. Resposta: Uma população é constituída de indivíduos de uma espécie numa dada área. ... A estrutura populacional se refere à densidade e à distribuição de indivíduos no habitat adequado e às proporções de indivíduos em cada classe etária.
Análise das pirâmides etárias
Verificado por especialistas. A pirâmide etária brasileira entre os anos 2000 e 2010 apresentaram as principais mudanças demográficas a seguir: ... Aumento do topo da pirâmide, indicando aumento da expectativa de vida populacional, em decorrência de melhorias sanitárias e maior atenção à saúde pública.
Evolução da Pirâmide Etária Brasileira Em 1980, faixas de idade inferiores ainda eram maiores que as superiores. Em 2005 há uma ligeira alteração neste quadro. A faixa etária dos jovens cai para 46,5% do total, enquanto a de adultos sobe para 46,4% e a dos idosos sobe para 7,1%.
Nas últimas décadas, a dinâmica da demografia no Brasil mostrou importantes alterações envolvendo as seguintes variáveis: fecundidade, natalidade e migrações. A diminuição da fecundidade e da natalidade ocasionou reorganização etária e profissional.
A pirâmide etária brasileira possuía uma grande base, e um topo pequeno, o que significa que havia um grande número de nascimentos (o que faz com que tenha um número populacional de crianças muito alto) e um elevado número de mortalidade entre pessoas mais idosas (o que diminuí o número populacional dessa idade).
A população envelhece e a participação de idosos se intensifica com um número expressivo de pessoas que atinge idades cada vez mais elevadas. Com uma menor participação de crianças e aumento do número de idosos na população, ocorre a mudança do padrão geral de doenças e principais causas de óbitos.
Resposta: As informações oferecidas por uma pirâmide etária são bastante ricas, já que o seu formato permite concluirmos aspectos a respeito da mortalidade, da natalidade, da expectativa de vida e etc. Uma pirâmide etária é composta por uma base jovem, que ascende a um topo de pessoas mais idosas.
Esse gráfico é formado por barras superpostas que se concentram em torno de um eixo. As barras inferiores representam a população mais jovem e as barras superiores representam a população mais velha.
É imensa a importância da analise das informações de uma piramide etária pelo fato de que permite compreender a fase de transição demográfica na qual determinado país se encontra, bem como para conhecimento sobre sua população. ... Essas informações auxiliam as políticas do Estado.
Resposta. Resposta: A pirâmide que representa um país desenvolvido a pirâmide bebê.
As diferenças entre o formato das pirâmides etárias da Alemanha e da Nigéria são que há uma inversão nas mesmas, pois a população da Alemanha é mais velha, enquanto que a da Nigéria é mais jovem.
Os países desenvolvidos possuem uma população mais envelhecida, as pessoas possuem menos filhos portanto já são chamadas de pirâmide amadurecida, ou invertida. Nos países subdesenvolvidos a pirâmide ainda possui uma base larga, com uma população bastante jovem.
O crescimento demográfico tende a diminuir de acordo com o nível de desenvolvimento do país. Por isso os países ricos tem uma população menor que os países pobres. Nos países ricos a população já está quase toda concentrada nas cidades, onde há um custo de vida maior.
A questão do deficit demográfico gera profundos efeitos na composição econômica e até cultural de um país. O primeiro grande impacto é a redução da População Economicamente Ativa (PEA), que envolve a população empregada ou que procura por emprego, geralmente abarcando uma faixa etária entre 16 e 65 anos.
Resposta. Resposta: O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.