O colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, considerado um esteroide, encontrado em membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo dos animais. É o principal esterol sintetizado no tecido animal. A descoberta do colesterol remonta a 1784, quando foi isolado a partir de cálculos biliares.
Essa taxa é considerada boa quando está abaixo de 200, suspeita quando está entre 201 e 239 e elevada quando está acima de 240; 9. Há três causas para a alteração do colesterol.
Os níveis adequados de colesterol HDL devem ser superiores a 40 mg/dL de sangue.
No entanto, em alguns casos nem todos os valores que são liberados no exame foram obtidos por meio de uma técnica laboratorial, mas sim calculados por meio da seguinte fórmula: colesterol total = colesterol HDL + colesterol não-HDL, em que o colesterol não-HDL corresponde à LDL+VLDL.
1- A atividade física regular e contínua eleva o colesterol bom após 12 a 14 semanas. Com a suspensão das atividades físicas por algum tempo, perde-se totalmente o benefício conseguido. 2- Consumir os chamados alimentos funcionais: grãos, fibras e cereais (aveia, soja), frutas com casca.