O líder tem um papel fundamental na busca por resultados nas organizações. Sua forma de gerenciar as demandas e pessoas dita o ritmo e direciona o fluxo de trabalho. Por isso, saber quais são os tipos de liderança é um meio de entender como a aplicação de competências pode ser decisiva para o alcance dos objetivos do negócio.
De nada adianta investir em tecnologia e infraestrutura, se a empresa não investe em capital humano. Isto é, uma organização não funciona sem pessoas competentes para geri-la e administra-la. Por isso é necessário que a empresa tenha equipes de alta performance e líderes qualificados para entregar os melhores resultados.
A Setting é uma empresa de consultoria empresarial com foco em geração de valor e resultados. Para isso, usa uma visão holística, valorizando a ética, a excelência, as pessoas e a satisfação dos clientes.
Na liderança democrática a ênfase está no líder e também no liderado. É o equilíbrio entre o trabalho e a equipe. É nesse tipo de liderança organizacional que o colaborador se sente mais integrado, não apenas na realização de tarefas, mas também na tomada de decisões, no planejamento de metas e na elaboração de estratégias.
Identificas quais são os tipos de liderança é alvo de estudos há décadas. Anos atrás, uma das primeiras teorias a serem criadas para explicar o comportamento dos líderes nas empresas foi a Teoria dos Traços, em vigor até a década de 40.
De qualquer forma, é muito importante que o estilo de liderança adotado esteja de acordo com aspectos importantes da empresa, como a cultura organizacional dela. Afinal, os líderes são a linha de frente quando o assunto é estabelecimento de cultura nas empresas.
Além disso, é muito importante que o líder escolha utilizar estilos de liderança que estejam de acordo com a sua trajetória profissional, suas habilidades comportamentais e suas características pessoais, uma vez que a transparência é uma das principais atribuições de qualquer gestor.
Outro ponto defendido por Chiavenato é que existem três princípios que os gestores devem seguir. Ele explica que só assim se tornarão líderes que façam a diferença nos negócios.
O fortalecimento das relações interpessoais da equipe, o desenvolvimento profissional, a liberdade de execução de atividades e a valorização das ideias de cada pessoa são alguns dos pontos mais importantes.
Antes de conhecermos os principais tipos de liderança, vamos aprofundar um pouco mais sobre o papel que o líder exerce dentro de uma organização.
Neste tipo de liderança, a figura do líder é central e de certo modo arbitrária na empresa. Dele partem todas as decisões e ordens, cabendo aos liderados apenas obedecer às suas exigências.
No entanto, o que acontece na maioria das vezes é o colaborador identificar quais os tipos de liderança o seu gestor direto gosta de atuar, mas saiba que se adaptar para fazer os colaboradores conquistarem mais resultados também é papel do bom líder.
Já o líder não é temido, mas considerado alguém em quem se inspirar. Geralmente, isso acontece pela forma como ele busca tratar bem as pessoas, independentemente do cargo que elas ocupam.
Isto é, a empresa precisa de uma liderança que saiba como extrair o máximo do potencial de todo o time. Mas como fazer isso? Quais competências são mais estratégicas para o seu negócio em específico?
Muitas vezes considerado como um dos estilos de liderança mais desejáveis pelas empresas, esse estilo transformacional cria uma cultura de trabalho próspera, sempre através da comunicação eficaz do time.
O líder democrático, portanto, investe em uma liderança inclusiva para gerar pertencimento e comprometimento da equipe.
Ele não costuma consultar os profissionais com os quais trabalha, nem propicia um ambiente que estimule a criatividade deles. Normalmente, expõe falhas e faz críticas na frente de todos.
No entanto, um ponto negativo desse tipo de liderança recai sobre aqueles que não conseguem lidar e trabalhar em ambientes mais liberais. Além disso, devido à liberdade, é comum que muitos colaboradores não respeitem seus líderes em determinadas situações, o que pode gerar conflitos na empresa.
Essas pessoas podem ter desenvolvido essas habilidades no passado ou podem ter conquistado elas por meio de treinamentos para líderes.
Dos estudos sobre a teoria dos estilos desde o início do século 20, destacam-se três. São eles: LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA e LIBERAL. Também sabemos que não existe um estilo correto, os três estão certos, porém, o grande desafio do líder é saber quando aplicar cada estilo.
Dentre eles, a liderança democrática é a mais equilibrada. Quem age de acordo com ela tem mais chances de conseguir trabalhar em harmonia com sua equipe. Porém, nem sempre é possível manter-se, a todo tempo, como um líder democrático.
Qual é a diferença? Max Weber, um dos fundadores dessa área de estudo, diz que poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo. Autoridade é a habilidade de levar os outros, de boa vontade, a fazerem sua vontade.
Comunicar – Saber ouvir e perguntar, mais do que falar O líder de resultado abre um canal de diálogo com seus liderados, o que funciona como uma via de mão dupla. Ou seja, além de se expressar com clareza – conseguir ouvir o que os colaboradores têm a dizer.
Como ganhar a confiança de sua equipe
Indicadores de falta de confiança
A liderança autocrática tem o foco no seu líder. O gestor é o centro das decisões e, por isso, centralizador. O liderado não tem espaços para opiniões e sugestões e precisa se contentar com as ordens dadas.
Chefe ou dono de estabelecimento. Na gíria "aquele que paga" Também na gíria: chefe de boca de fumo. Exemplo de uso da palavra Patrão: O patrão não gostou do nosso serviço.
Quais são as características de um chefe? O chefe é aquela pessoa que manda, pois tem uma postura de impor ordens e centralizar as atividades. Ainda muito comum em empresas, é um profissional autoritário que, apesar de exigir muito dos colaboradores, se mantém longe deles, ou seja, tem dificuldades de comunicação.