As duas modalidades são excelentes para o corpo e atuam no processo de emagrecimento. Por isso, se você quer perder peso, combine os exercícios aeróbicos com os anaeróbicos no seu plano de treino. ... Já nos exercícios que trabalham os músculos gasta-se bastante energia para aumentar e manter a massa magra.
Os principais exercícios aeróbicos que podem ser realizados em casa são:
O aeróbico é aquele que o consumo de oxigênio é principal fonte de energia para a queima de gordura e de longa duração. Já o anaeróbico, não utiliza o oxigênio sendo de alta intensidade e curta duração.
Ou seja, os treinos de alta intensidade ajudam na frequência cardíaca e na respiração. De acordo com Castro, “quanto maior for a aptidão cardiorrespiratória, menor o risco de morte prematura por qualquer causa e de desenvolvimento de doenças cardiovasculares”.
- O que é o treinamento intervalado? São períodos de muito esforço físico (entre 80% e 90% da frequência cardíaca máxima do indivíduo), acompanhados de um tempo curto de recuperação. Essa combinação se repete várias vezes ao longo de alguns minutos.
Quais são os benefícios da modalidade?
A metodologia HIIT consiste em uma sequência de exercícios que exigem bastante esforço do corpo com pequenos intervalos para descanso, entre 30 e 60 segundos. ... A principal característica do treino HIIT é o dinamismo, que evita que a pessoa se canse ao realizar movimentos repetitivos.
O treino de Fartlek funciona de modo livre e pessoal, visando impactar o desempenho do atleta. Na prática o corredor vai lidar com picos de esforço, visando melhorar a ultrapassagem nas corridas e otimizar o sistema cardiovascular. Basicamente, o Fartlek vai ajudar na resistência do corpo para uma corrida longa.
O principal objetivo desse método de treinamento é melhorar o condicionamento físico e aumentar o gasto energético. “O HIIT é um exercício com um potencial muito grande para melhorar a aptidão física”, explica Valéria.
O HIIT deve ser feitos por pessoas avançadas, que conhecem bem seus limites, possuem um bom movimento nos exercícios e coordenação. Não deve ter nenhum problema cardíaco e se for maior de 55 anos deve ter autorização médica.