O Salmo 103 é um dos mais conhecidos e amados salmos da Bíblia. É um salmo de louvor e adoração a Deus, e é frequentemente usado em cultos e serviços religiosos. Mas quem escreveu o Salmo 103?
O v. 6 faz a transição entre os benefícios pessoais, recebidos pelo salmista, (cf vv. anteriores), e a justiça de Deus libertando “todos os oprimidos”. Esse modo de agir de Deus evoca no orante a lembrança do Êxodo, com a figura do seu mediador, Moisés, o único nome pessoal evocado no texto. É a Moisés que Deus “revela seus caminhos”, e através dele realiza “suas grandes obras” em favor dos “filhos de Israel”. Quais obras? Podemos concentrá-las em três: a saída do Egito (Ex 12-15), a celebração da Aliança (Ex 19-24), e a manifestação do “Nome” (Ex 34,6).
Quem te coroa com benignidade e ternas misericórdias: Nesse trecho do estudo do Salmo 103, frisamos que é por meio da bênção de Deus, somos coroados com seu amor e misericórdia.
Assim, trazendo na realidade, como um pai cuida e até se compadece dos seus filhos, o Senhor também se compadece para aqueles que o temem. Compadecer: sentir compaixão (de), condoer-se.
Uma gratidão entusiasmada brilha em cada linha deste salmo, dirigido ao Deus de toda graça, antecipando no Antigo Testamento a revelação da paternidade divina, que é o centro do Evangelho de Jesus. Parece que o salmo seguinte, 104, foi escrito para complementá-lo e explicitá-lo, a julgar pela abertura e o encerramento, semelhantes nos dois salmos. Ambos louvam a Deus como Salvador e Criador, Pai poderoso e cheio de misericórdia. Como escreveu alguém: “na galáxia do Saltério, estes salmos são estrelas gêmeas de primeira grandeza”.
Pois o vento passa sobre ele, e ele se vai, e o seu lugar não se lembra mais dele: Mostra que quando a flor se vai, praticamente nada permanece, e depois dificilmente é lembrada.
Bendize, minha alma, ao SENHOR: A verdadeira adoração era algo profundamente interior, da alma. Ou seja, Davi viu que não se trata apenas de formas ou expressões, mas também de algo real da alma.
Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade em eternidade: Davi mostra nesse trecho que aqueles que o temem a Deus, recebem o benefício dessa misericórdia eterna, assim como os filhos de seus filhos.
Pois ele conhece nossa estrutura: Davi confirma o quanto Deus tem conhecimento e compreensão do nosso corpo, compreendendo nossa fraqueza e impermanência inerentes, nos ajudando sempre.
O salmista insiste na interioridade, de certo modo visceral, do seu louvor. Por isso, quer engajar, nessa atividade, “tudo o que há em mim”: todo o seu aparelho cognoscitivo, volitivo, emocional, passional, imaginativo. É uma verdadeira mobilização geral do orante.
Muito maravilhoso este salmos 103 Deus magnífico toda honra seja dada ao Deus deste salmos 103 obrigado SENHOR JESUS CRlSTO pela vida por mais um dia vida de respirar é saber que este salmos é muito verdadeiro na vida de quem acredita é busca Deus é agradece ao Deus Fiel…?❤?
Bendize ao Senhor, ó minha alma, e não se esqueça de todos os Seus benefícios: Primeiramente, na realidade em que esse trecho foi escrito, podemos dizer que Davi seguia o padrão da poesia hebraica, usando a repetição para dar ênfase.
O Senhor é misericordioso e misericordioso: Aqui, Davi escreveu a retidão e a justiça de Deus. Dessa forma, frisando a sua misericórdia e graça. Abundante em misericórdia: Davi fala como o senhor é bastante misericordioso com os seus filhos.
“Devemos atribuir isso aos seus últimos anos, quando ele tinha um senso mais elevado da preciosidade do perdão, devido a um senso mais agudo do pecado, do que em sua juventude. Seu claro senso da fragilidade da vida indica seus anos mais fracos, assim como a própria plenitude de sua louvável gratidão”.
Motivando a misericórdia divina, o salmista apresenta a fragilidade do ser humano, feito de pó (cf Gn 2,7), e a sua duração efêmera, como a da flor do campo. A propósito, sobre a paciência de Deus para conosco, vale a pena conferir a reflexão do Eclesiástico, no cap. 18,7-14.
Quem redime sua vida da destruição: Muitos conhecem a poderosa bênção do resgate de Deus da destruição certa. Dessa forma, Deus evita muitas calamidades, você sabendo ou não.
Significado de Benefício substantivo masculino Vantagem que se consegue tirar de alguma coisa; proveito: não obteve seus benefícios por ser corrupto.
RESTABELECIMENTO POSTERIOR DO BENEFÍCIO. NECESSIDADE DE PAGAMENTO DAS PARCELAS NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE A CESSAÇÃO E O RESTABELECIMENTO DO BENEFÍCIO. ATUALIZAÇÃO DOS VALORES.
CUMPRIDO: no dia agendado, houve o comparecimento à agência e o requerimento foi protocolado. ... EM ANÁLISE: seu requerimento ainda não foi analisado pelo INSS, ou seja, não houve uma decisão. CONCLUÍDA: a análise foi concluída e esta conclusão pode ser duas situações: benefício concedido ou benefício indeferido.
O que é o requerimento do INSS? Previsto pelas normas reguladoras do INSS, requerimentos são recursos nos quais os solicitantes se dirigem ao órgão administrativo competente para solicitar um direito adquirido ou a concessão de benefício.
Tanto pelo oficial do INSS (www.inss.gov.br) ou pelo portal meu INSS (www.meu.inss.gov.br). Nos dois casos é preciso informar o número do seu benefício previdenciário, sua data de nascimento, o nome do beneficiário e o número do cadastro de pessoa física. Ao final, clique em “visualizar”.
30 dias
O número possui dez dígitos, e fica visível no canto superior do formulário recebido do empregador. Assim, deve-se informar esse número na solicitação do benefício.
Avaliação
Online pelo site da JUCESP, fazendo o login e colocando o NIRE, tem o serviço "Cópia Digitalizada de Documentos Arquivados" e sai na hora, porém não tem valor jurídico, caso você precise apresentar em alguma repartição pública.
Para pedidos de pensões por morte, o período de análise sobe para 60 dias. O salário-maternidade passa a contar com uma espera de 30 dias.
Mais de 195 mil pedidos de pensão por morte estão em análise no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em todo o país. Segundo o órgão, o tempo médio de espera é de 46 dias. Mas há pessoas aguardando há mais de um ano pelo benefício.
Não existe um prazo limite para se requerer a pensão por morte. Mas, se o benefício for solicitado nos primeiros 90 dias, o pagamento retroage e começa a contar da data do óbito. Se for solicitado depois de 90 dias, o pagamento inicia a partir da data do requerimento administrativo.
Como entrar com recurso? A revisão do pedido de seguro-desemprego por meio de recurso administrativo pode ser feita online pelo portal www.gov.br/trabalho ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Será necessário justificar seu pedido de revisão e anexar alguns documentos.
Quando há divergência entre as informações do termo de rescisão de contrato, da liberação do FGTS e do seguro-desemprego, o sistema gera a seguinte notificação: código de saque FGTS divergente/recurso motivo 557, tal código gerado por esse fato descrito está afetando 90% dos trabalhadores que dão entrada no seguro ...
O prazo para solicitar o recurso é de 2 anos, contados da data de demissão do vínculo que deu origem ao benefício. Trabalhadores dispensados sem justa causa que, ao solicitar o Seguro-Desemprego (modalidade Formal), tiveram o benefício indeferido.
Como recorrer com o seguro-desemprego bloqueado?
Trabalhadores que sacaram FGTS estão com seguro-desemprego bloqueado; Entenda. ... Com isso, trabalhador terá que entrar com um recurso administrativo para ter os valores depositados em sua conta. Isso vem acontecendo porque, no cadastro do Ministério da Economia, constará mais de uma informação sobre o FGTS do trabalhador ...
– Telefone do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal; – Site http://trabalho.gov.br/seguro-desemprego.
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, se houver dados divergentes no requerimento, você deve entrar em contato com a central "Alô Trabalho" pelo número 158 ou no número da Superintendência de seu Estado. A lista com os números está neste link.