Basta apenas seguir os mesmos graus: 1º – 3º – 5º. Como você já está em uma escala menor, o acorde menor segue a sus própria escala, ao pé da letra. Pegando então as notas de número 1, 3 e 5 você tem: Dó – Mib – Sol. Exatamente as notas do acorde menor de dó!
Si menor (abreviatura no sistema europeu Si m e no sistema americano Bm) é a tonalidade que consiste na escala menor de si, e contém as notas si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol, lá e si. A sua armadura contém dois sustenidos. A sua tonalidade relativa é ré maior e a sua tonalidade paralela é si maior.
Fá maior (abreviada no sistema europeu como Fá, e como F no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala maior de fá, e contém as notas fá, sol, lá, si bemol, dó, ré, mi e fá. Sua armadura contém, pois, um bemol. Sua tonalidade relativa é ré menor e a tonalidade homônima é fá menor.
Fá sustenido maior (abreviatura no sistema europeu Fá♯ M e no sistema americano F♯) é a tonalidade que consiste na escala maior de fá sustenido e contém as notas fá sustenido, sol sustenido, lá sustenido, si, dó sustenido, ré sustenido, mi sustenido e fá sustenido. A sua armadura contém seis sustenidos.
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó Se você for um músico ou uma pessoa mais técnica, vai ver que a escala de dó seguiu uma certa construção. Por exemplo: da nota dó até a nota ré, nós temos 1 tom.
Em música, escala maior é uma escala diatônica de sete notas em modo maior, um dos modos musicais utilizados atualmente na música tonal. A sequência de tons e semitons dessa escala obedece à seguinte ordem: Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom.
Pegue aquela ordem clássica, que todo mundo aprende na escola: “dó, ré, mi, fá, sol, lá, si”. Essa é a tal da escala de dó maior. O acorde “I” (1) é o que é construído a partir da primeira nota da sequência – no caso, dó.
Intervalos Maiores Exemplos sobre a tônica Dó: ré – segunda maior (2 ou 2M) réb – segunda menor (2m ou 2b) rebb – (dobrado bemol) – segunda diminuta ( 2dim)
Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Pra formar a tríade de Dó maior eu uso: C E G. No caso da tétrade eu adiciono o B. Agora, perceba que "E" é a terça de Dó.
A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol). De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi. Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta.
O que significam as letras na tablatura? Se você já buscou por tablaturas para violão ou tablaturas para guitarra, talvez tenha e deparado com algumas letras nela, por exemplo “h” ou “b”. Cada uma dessas letras representa a execução de uma técnica e nós vamos te explicamos sobre isso agora.
Como ler Partitura
Resumo: Como ler partituras rapidamente