Portanto, promover a acessibilidade e compreender a importância da inclusão digital é essencial para que todas as pessoas, incluindo as de baixa renda, possam ter acesso às informações e às facilidades trazidas pelo uso da tecnologia. Assim, é possível criar um mundo mais solidário, com cultura e mais humano.
Inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de modo a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também uma forma de simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.
De acordo com Magda Silvério, além de permitir o acesso à informática e seus recursos, a inclusão digital possibilita melhorias na perspectiva de emprego e oferece novos meios de comunicação.
A internet realiza a inclusão quando aproxima as pessoas através de redes sociais ou ainda, faz com que as pessoas tenham conhecimento do que está acontecendo no mundo através das informações . Quanto a exclusão digital a resposta é pessoal.
Inscreva-se agora mesmo.
Como ter um projeto de inclusão digital nas escolas?
Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. ... Nesse contexto, o governo federal tem alguns programas de inclusão digital.
Inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de modo a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também uma forma de simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.
Até o momento, o principal programa que oportuniza o acesso das escolas à tecnologia digital é o Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação), criado em abril de 1997, com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, possibilitar a criação de uma nova ecologia cognitiva nos ambientes ...
A inclusão digital pressupõe a possibilidade de produção e difusão do conhecimento e o acesso às ferramentas digitais para todos os cidadãos. Dessa forma, seu grande objetivo é a democratização da tecnologia. Com o avanço da tecnologia nos tempos atuais, o mundo digital foi tomando conta do cenário mundial.
Incluir digitalmente é dar ensino informatizado básico para as pessoas, saberem utilizar um computador, suas ferramentas, seus conceitos básicos, intermediários e básicos para obterem melhores chances no mercado de trabalho. A exclusão digital, é quando estas pessoas não possuem tal conhecimento.
Trata-se de profissionais técnicos, com sensibilidade social, capazes de inserir nas comunidades onde atuam auxiliando a promover o seu desenvolvimento, reduzindo a exclusão social e ampliando as oportunidades de inclusão digital para os cidadãos.
O Agente de Inclusão Digital é um profissional de nível técnico, que atua em espaços públicos de promoção do acesso à internet e às TIC (Telecentros), apoiando e capacitando os cidadãos para o uso dos serviços e recursos tecnológicos disponibilizados, agindo como monitor(a) em atividades de inclusão digital.
Orienta usuários dos telecentros para o uso democrático e gratuito das tecnologias de informação e comunicação (TIC), dos serviços de governo eletrônico e facilita a produção de conhecimento com o uso das TIC.
As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital: Exclusão de acesso. Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso.
O fosso digital é o nome dado ao desenvolvimento da limitação de acesso às novas tecnologias de comunicação e informação como a internet ,computadores, celulares, tablets e etc . ... As consequências estão ligadas à amplificação dessa desigualdade, à falta de informações, dentre outras .
Alguns termos definem a presente situação de exclusão digital, as expressões infoexclusão e apartheid digital, por exemplo, são definidas por alguns pensadores como a exclusão de oportunidades de acesso às novas tecnologias da comunicação e informação. ...