Preencher dados automaticamente nas células da planilha
Na guia Dados, no grupo Classificar e Filtrar, siga um destes procedimentos:
Preencher uma coluna com uma série de números Selecione a primeira célula no intervalo a ser preenchido. Insira o valor inicial para a série. Insira um valor na próxima célula para estabelecer um padrão. Dica: Por exemplo, se desejar obter a série 1, 2, 3, 4, 5..., digite 1 e 2 nas primeiras duas células.
Na guia Arquivo, desça até a categoria Opções, na janela de opções do Excel, no lado esquerdo, clique na categoria Avançado, e na seção Opções de edição , desabilite a opção Habilitar preenchimento automático para valores de células, para ativar ou desativar o preenchimento automático dos valores de células.
Criar uma lista de datas sequenciais
Para repetir um caractere em uma célula, use a função REPT.
Exemplo
Inserir uma data ou hora estática em uma célula do Excel Quando você pressiona uma combinação de teclas como Ctrl+; para inserir a data atual em uma célula, o Excel “tira um instantâneo” da data atual e insere a data na célula. Como o valor dessa célula não muda, ele é considerado estático.
Para fazer com que a função SE reconheça uma data em seu teste lógico, deve-se envolver a função DATA. VALOR em conjunto com a função SE. Como ilustrado na imagem abaixo, a função SE avalia as datas apresentadas na coluna C e retorna “Concluído” se a atividade foi realizada antes do dia 04 de março.
A primeira solução que vem a mente é usar a função agora(). Acontece que essa função é reavaliada toda vez que QUALQUER célula for modificada posteriormente. O que precisamos é registrar a data+hora em que a célula foi alterada e nunca mais alterar essa data+hora.
A função DATA. VALOR converte uma data armazenada como texto em um número de série que o Excel reconhece como data. Por exemplo, a fórmula =DATA. VALOR("1/1/2008") retorna 39448, o número de série da data 1/1/2008.
Visão geral