A amigdalite é uma inflamação das amígdalas que geralmente acontece por causa de um infecção bacteriana ou viral....5 remédios caseiros para tratar amigdalite
Como ficam expostas à passagem de ar, comida, bebida e tudo o que se leva à boca, acabam se tornando alvo de vírus e bactérias — e, na tentativa de combatê-los, o corpo aciona um processo inflamatório. As amígdalas incham e, nos quadros causados por uma infecção bacteriana, podem ficar até com pus.
RESUMO As tonsilas hipertrofiadas são a segunda maior causa de obstrução respiratória após a rinite alérgica. A via aérea prejudicada levará ao desenvolvimento da respiração oral, a qual, dependendo da idade e da severidade da obstrução nasal, pode desenvol- ver mudanças posturais, funcionais e dentoesqueléticas.
As tonsilas palatinas, antigamente chamada de amígdalas, são estruturas formadas por uma massa de tecido linfoide, localizadas em ambos os lados da garganta.
Elas são as mais importantes, pois guardam uma espécie de aquivo imunológico, ou seja, registram todos os vírus e bactérias que já entraram em contato com o corpo e ajudam a promover estratégias de defesa. Essa função de defesa, no entanto, dura apenas até os 8 anos de idade.
Existem quatro tipos de amígdalas: as tubárias, próximas à tuba auditiva; as linguais, na base da língua; as adenóides, atrás do nariz e no alto da garganta, e as palatinas, nos dois lados da garganta. Quando se fala em extração das amígdalas, está se falando das palatinas.
As famosas amígdalas são dois órgãos localizados no caminho entre o sistema respiratório e o sistema digestório, mais especificamente na região da faringe. As amígdalas são responsáveis em produzir linfócitos (células de defesa do organismo humano).
Como é feita a cirurgia Não tem segredo. Uma espécie de pinça é inserida pela própria boca e retira as amígdalas em um procedimento que dura de 30 e 90 minutos. A operação é de baixo risco e, na maioria das vezes, o indivíduo tem alta no mesmo dia.
O SUS cobre a cirurgia de desvio de septo. Porém, é preciso realizar uma série de passos. A primeira coisa que deve ser feita é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazer seu cadastro no SUS, caso não tenha.