A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.
A teoria reformista é uma resposta à teoria neomalthusiana, ou seja, ela derruba a teoria de Malthus. ... Segundo a teoria reformista, uma população jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento.
As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a ...
Movimentos revolucionários: Têm por objetivo promover a reorganização radical da sociedade, transformando não só as leis, mas como a estrutura política e econômica da mesma. Movimentos Reformistas: Aceitam a estrutura das instituições sociais e política, porém as considera passíveis de melhorias.
Resposta. R1: A Ideia de República, que ligava-se ao conceito de igualdade de todos perante a lei. R2: Por ser extremamente perigosa em uma sociedade com quase metade da população constituída por escravos e com uma economia essencialmente baseada no trabalho forçado.
Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.