Fator: uma combinação linear das variáveis (itens) no sentido de uma regressão, onde o escore total do teste é a variável dependente e os itens são as variáveis independentes.
De acordo com Pallant (2007), o tipo de rotação ortogonal Varimax é o mais comumente utilizado (esse método procura minimizar o número de variáveis que apresentam altas cargas em cada fator). Por esse motivo, esse artigo utilizará esse tipo de rotação de fatores10.
A comunalidade é a proporção de variabilidade de cada variável que é explicada pelos fatores. O valor da comunalidade é o mesmo, independentemente se você usa cargas fatoriais de fatores não rotacionados ou cargas fatoriais de fatores rotacionados para a análise.
A análise fatorial é uma técnica estatística exploratória que permite realizar esse trabalho. Ela procura definir, em um estudo com muitas variáveis, conjuntos de variáveis altamente correlacionadas, conhecidos como fatores. ... A análise fatorial pode ser observada sob uma perspectiva exploratória ou confirmatória.
A Análise Fatorial Confirmatória (AFC) é um método de análise de dados que pertence à família das técnicas de modelagem de equações estruturais (SEM). ... O objetivo da análise exploratória é descobrir a natureza da estrutura subjacente entre as variáveis indicadoras.
Há, basicamente, quatro passos na condução da análise fatorial: entrada de dados, cálculo das correlações entre as variáveis, extração inicial dos fatores e a rotação da matriz. ofereçam uma medida de similaridade entre variáveis, pode ser passível de análise fatorial.
A função factanal do pacote stats em R permite realizar uma análise fatorial a partir de uma matriz de dados n ×p ou a partir de uma matriz de covariâncias (ou de correlações) p × p. O método de estimação é o de máxima verossimilhança aplicado a uma distribuição normal multivariada.
O teste de Esfericidade de Bartlett é baseado na distribuição estatística de qui- quadrado e, para que o método de análise fatorial seja adequado, deve-se rejeitar a hipótese nula de que a matriz de correlações é identidade, ou seja, o valor da significância do teste de Bartlett deve ser menor que 0,05(6-7).
– Cargas fatoriais (factors) são as correlações entre as variáveis originais e os fatores. – Esse é um dos pontos principais da análise fatorial, quanto maior a carga fatorial maior será a correlação com determinado fator.
O teste de esfericidade de Barlett pode ser definido como uma estatística de teste utilizada para examinar a hipótese de que as variáveis não sejam correlacionadas na população.