As reações de complexação envolvendo ligantes monodentados ocorrem em etapas cuja quantidade é determinada pelo número de coordenação do íon metálico. Considere por exemplo a reação de um íon metálico, M, com um ligante monodentado, L. Onde Kf é a constante de formação ou constante de estabilidade do complexo.
Uma complexação, titulação complexométrica ou complexometria, representa uma técnica de análise volumétrica que visa a formação de um complexo de coloração, na reação entre o analito e o titulante, sendo usado para indicar o ponto final da titulação um indicador.
Complexo ou íon complexo é um tipo de composto formado pela reação de um ligante químico com um íon metálico central em que este íon coordena os ligantes ao seu redor.
A principal razão pela qual o EDTA é usado tão extensivamente em padronização de cátions metálicos é que a constante de formação para muitos complexos de cátion metálico-EDTA é muito alta, mantendo que o equilíbrio para a reação: M2+ + H4Y → MH2Y + 2H. tenda para a direita.
- Requisitos para a reação ser utilizada na volumetria: Ser rápida e simples; deve ser representada através de uma reação química (para saber estequiometria); produzir mudança nas propriedades físicas do titulado. - Ponto de equivalência: É teórico.
Os métodos titulométricos são procedimentos quantitativos baseados na medida da quantidade de um regente de concentração conhecida que é consumida pelo analito. Envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir essencial e completamente com o analito.
Titulado: composto ou solução, cuja concentração é desconhecida. Quando em uma titulação o volume de solução é monitorado (uso de bureta, por exemplo) o procedimento é chamado de volumetria.
Título conferido por instituição de ensino superior em virtude da conclusão, em conformidade com todos os requisitos exigidos, de curso, ciclo ou etapa de estudos de nível superior.
Veja o passo a passo de como costuma ser feita uma titulação ácido-base em laboratório:
bureta
Ponto de equivalência ou ponto de viragem: é nesse momento em que a quantidade adicionada de titulante, em mol, é igual à determinada pela proporção estequiométrica para a reação com o titulado.
A titulação – a clássica análise química quantitativa – é o método ideal para determinar a acidez e o teor de ácido em todos os tipos de amostras.