O poeta foi um grande propulsor para a projeção nacional da obra de Cora Coralina. Publicou, também no Jornal do Brasil, em 1980, a crônica “Cora Coralina de Goiás”, que foi de grande valia para a divulgação de seu primeiro livro e para a consolidação de seu nome no cânone literário brasileiro.
Cora Coralina começou a escrever poemas e contos quando tinha 14 anos, chegando a publicá-los, 1908, no jornal de poemas “A Rosa”, criado com algumas amigas.
Castro Alves
As primeiras páginas deixam antever o clima das geração do mal do século, a irreverência incontida, a tendência a divagações literário-filosóficas, a vivência sôfrega e, principalmente, a morbidez e a lascívia. Entre os “brados” e as taças que circulavam, são apresentados os personagens, e alguns deles tomas a palavra.
O Ultrarromantismo é uma vertente do movimento romântico marcada pelo egocentrismo e por forte tendência depressiva. ... Uma das tendências da literatura romântica é o Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.
Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.