Nos dois casos, a forma de medição é muito simples: Verifica-se a dimensão real e desconta-se 1/4” ou 2/8” da medida real. Exemplo1: Ao medir, constatou-se 3/8”. Descontando-se 2/8”(1/4”), a medida da rosca será 1/8”.
As roscas BSP e NPT, respectivamente, British Standard Pipe e National Pipe Thread, são muito utilizadas em sistemas de tubulações e geralmente confundidas pelos profissionais técnicos na hora de diferenciar uma da outra.
MA = Rosca grossa. MB = Rosca fina.
A conicidade das roscaa 4 de 1:16 (o qus corresponde a aproximadamsnte 1'47, do semi-angulo do cons) medi- da em [email protected] ao diametro do passe s ao longo do eixo.
Rosca Cônica, British Standard Pipe Taper thread (BSPT): Este tipo de rosca é auto vedante mas, também pode ser usado com fita de vedação para roscas. A conexão BSPT é semelhante à NPT existindo apenas uma diferença importante, o ângulo da rosca é de 55 graus em vez de 60 graus dos conetores NPT.
Uma forma mais simples (mas não tão confiável) de identificar a rosca é utilizando uma escala (régua) com medidas métricas e polegadas. Se você acha que é métrica, meça cerca de 10 filetes e depois divida o resultado por 10 - assim você encontrará o passo de rosca.
Exemplo: Rosca M10-Significa que o diâmetro da maior do parafuso é de 10 mm. Seus filetes possuem forma triangular com 60º de inclinação, crista plana e raiz arredondada.
Rosca Série Métrica – Sistemas Internacional
Medir o Comprimento: Normalmente o comprimento de um parafuso é medido da sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Porém, para parafusos em que a cabeça irá ficar para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
A bitola do PARAFUSO é dada pelo diâmetro do seu corpo, medido sobre os fios de rosca, e o comprimento. No desenho abaixo temos indicações de como obtemos as diferentes medidas de um PARAFUSO.
Bitola é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois trilhos ou carris em uma via férrea.
Coloque a ponta de chave de fenda na cabeça do parafuso, em um ângulo de 90°. Comece a apertar o gatilho da broca bem devagar, até certificar que o parafuso esteja entrando, até mais ou menos na metade da madeira e a partir daí aperte com um pouco mais de força até que o parafuso fique no mesmo nível que a madeira.
Parafuso Tampinha – indicado para fabricação de moveis em madeiras, aglomerados, compensados, MDF, MDP e outros. Possui rosca soberba e cabeça plana projetada para permitir o acoplamento de tampinha para acabamento. Parafuso Drywall – indicado para fixação de placas de gesso em montagens de paredes tipo drywall.
Classe de Resistência de Parafusos
Outra dica para combater a ferrugem é utilizar - sempre que possível - parafusos de inox, que é um material que não enferruja. Esse tipo de parafuso é indicado para áreas úmidas e com maresia.
Os parafusos são feitos em uma larga gama de materiais, com muitas variedades de aço que são talvez os mais comuns. Onde é necessário resistência ao tempo e a corrosão , o aço inoxidável, o titânio , o bronze são os materiais mais utilizados.