A principal característica do clima temperado continental é o Inverno seco e frio, com temperaturas inferiores a 0ºC. Os verões, contudo, são quentes e as temperaturas superam a marca dos 20ºC.
O clima mais úmido e o menos úmido, no Brasil, são, respectivamente: Equatorial e semiárido. O clima equatorial ocorre na região norte do Brasil, principalmente na região amazônica, que é uma das florestas mais úmidas do mundo, o clima é úmido e quente, muito propenso para diversas espécies animais e vegetais.
Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno).
O clima temperado ocorre em latitudes que variam de 25º a 30° e podem ser divididos em três tipos diferentes: o clima temperado mediterrâneo, o clima temperado continental e o clima temperado oceânico.
O clima temperado pode ser encontrado nas regiões entre os trópicos e os polos. São regiões com temperaturas que podem variar de -3ºC a 18ºC, tendo estações do ano bem definidas. ... Contudo o clima temperado pode ser diferenciado em algumas áreas como Temperado Oceânico e Temperado Continental.
Por se tratar de um país de proporções continentais, o Brasil possui seis tipos de climas. Sendo assim, são eles o Equatorial, Tropical, Tropical Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Litorâneo e o Temperado. O clima temperado, por sua vez, é encontrado nas zonas de médias latitudes.
O clima temperado é predominante nas áreas situadas entre o Polo Norte e o Trópico de Câncer e entre o Trópico de Capricórnio e o Polo Sul. Tem como principais características estações bem definidas, com verões quentes e invernos muito frios.
O clima subpolar, também conhecido como clima continental frio, é o segundo tipo de clima mais frio do planeta (fica atrás do clima polar). Ocorre, principalmente, nas regiões norte do Canadá e norte da Sibéria (região do extremo norte Rússia). Portanto, situa-se em regiões de latitude norte entre 50 ° e 70 °.
- Temperado Continental: Também de latitudes médias, o temperado continental está presente nas áreas interiores da América do Norte, da Europa e do leste da Ásia. O inverno é muito rigoroso e o verão quente - as médias de temperatura são -5ºC e 24ºC, respectivamente. As chuvas são escassas, sobretudo no inverno.
Altíssima umidade e temperaturas elevadas o ano todo são características de um clima típico das baixas latitudes: o clima equatorial. O clima equatorial é encontrado nas regiões de baixas latitudes, isto é, como o próprio nome indica, nas proximidades do paralelo do Equador.
A chamada Floresta Equatorial está presente em regiões com rica biodiversidade. ... No Brasil, o clima equatorial está presente na porção norte, especialmente nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, norte do Mato Grosso, Amapá e uma pequena parte do extremo noroeste do Maranhão.
O Clima Equatorial denominado também como clima de floresta tropical é especialmente quente e úmido, e se define pela alta temperatura média do ar, que gira em torno de 24°C e 28°C, com uma média mensal superior a 18°C por causa da grande pluviosidade.
É o clima característico das regiões de florestas como a Floresta Amazônica e a Floresta do Congo, na África. ... O clima equatorial predomina na Floresta Amazônica. No clima equatorial, dia e noite têm a mesma duração, ambos com 12 horas e a amplitude térmica anual é pequena, gira em torno de 3º C.
Caracteriza-se pela baixa amplitude térmica e pelas chuvas de convecção, sendo que as altas temperaturas das regiões de clima equatorial provocam um intenso processo de evapotranspiração, ascensão do ar úmido, resfriamento nas altitudes mais elevadas, condensação e precipitação.
A floresta tropical, também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida, é caracterizada pela riqueza de espécies, clima quente e elevada precipitação e umidade. São regiões localizadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, encontradas na África, Ásia e na América Central e do Sul.
A savana é um tipo de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos. Essas formações vegetais são constituídas por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte.
Savanas é um tipo de formação vegetal que pode variar de um campo herbáceo até a matriz campestre com árvores esparsas. Esse bioma é característico de locais com clima tropical, quente e úmido, cujo a estação seca é demorada e no período chuvoso o índice pluviométrico pode passar dos 1.
Campos é um bioma caracterizado pela presença de vegetação rasteira, herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região. ... Campos sujos – Formada por uma área com bastante gramíneas, arbustos e subarbustos esparsos. Campos de altitude – Compreende a serra da Mantiqueira.
Vegetação – A baixíssima pluviosidade comum aos climas desérticos restringe ou impossibilita a manutenção de uma vegetação de médio e grande porte. Uma vegetação rasteira, com raros arbustos e constituída por espinhos e mecanismos de armazenamento de água são as características principais desse tipo de vegetação.
O clima desértico é encontrado em regiões muito áridas, com baixíssima ou nula pluviosidade e amplitude térmica diária elevada. O clima desértico é encontrado em extensas áreas do planeta Terra. É marcado pela baixa umidade, elevada amplitude térmica e temperaturas elevadíssimas durante o dia.
Floresta Pluvial Tropical: São encontradas em lugares de clima quente e úmido. Floresta Temperada: São encontradas em regiões frias, e as vegetações sofrem influência do clima. Savanas: Possuem clima seco, e com presença de queimadas. Suas principais vegetações são herbáceas e arbustos.