(Heb. Yelek), “o gafanhoto lambedor”, que lambe a grama do campo; provavelmente o gafanhoto em um certo estágio de seu crescimento, assim como emerge do estado de lagarta (Jl 1: 4; 2:25). A palavra é traduzida como “lagarta” em Ps.
Somente a locusta e o gafanhoto correspondem ao mesmo tipo de inseto. Eles pertencem à ordem Orthoptera, que inclui ainda esperanças, grilos e, para alguns especialistas, os bichos-pau. Chamados de fitófagos, por se alimentarem de plantas, são muito nocivos à vegetação.
Significado de Prumo [Figurado] Qualidade de quem age com prudência; tino, juízo. ... locução adverbial A prumo. De modo vertical, a pino; verticalmente.
Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.
Há vários fatores que motivam a falta de água, dentre eles: seca, poluição e má distribuição desse recurso, apenas para citar os mais comuns. Quando falamos em má distribuição, estamos nos referindo ao fato de que nem sempre a região onde a concentração populacional é maior é aquela que possui mais água.
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. ... Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.
Ocorre por causa do desperdício, poluição dos rios, a escassez de chuva ( que atinge em regiões quentes ), o clima ( que faz a água evaporar, e junto com esse clima a poluição ajuda ele ficar mais quente ), consumo crescente ( quanto mais a população cresce, mais água é gastada ), ausência de infraestruturas básicas.
O ser humano, na maior parte de suas atividades, precisa da água doce para garantir sua subsistência. Mesmo assim, muitas atividades antrópicas contribuem para a diminuição dessa água, principalmente com a poluição de rios e mananciais, que se tornam inutilizáveis em um curto período de tempo.
Assim, a falta de acesso à água potável se dá principalmente em regiões de conflitos e crises humanitárias. Por isso, impacta as populações mais vulneráveis, especialmente as crianças. Dados também da UNICEF mostram que crianças morrem mais por problemas derivados pela água não tratada do que por violência.
Dentre as estratégias para enfrentar a crise de água, destacam-se a dessalinização da água do mar, a transposição de rios, a água de reúso e a conscientização da população. É cada vez maior o numero de países ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável.
A ameaça maior para o futuro da água não é o seu desaparecimento, uma vez que ela evapora, se transforma em chuva e volta para o solo. Esse ciclo continuará acontecendo, mas as mudanças climáticas e de características locais, como aumento do desmatamento na Amazônia, podem alterar sua frequência, por exemplo.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%.
Em primeiro lugar vem a agropecuária, que consome 72% de todo o recurso hídrico do Brasil, seguido da atividade industrial, que consome 22% da água do planeta Terra.
Para se produzir alimentos gasta-se milhares de litros de água, sem contar a quantidade de agrotóxicos utilizados para garantir a produção. ... Os alimentos produzidos e não consumidos já são considerados o terceiro motivo de maior emissão de gases de efeito estufa, que colabora para o aquecimento global.
Depois do setor agrícola, as atividades industriais são as que mais utilizam o recurso: são responsáveis por 22% do consumo total de água.
No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação, abastecimento, fins industriais, geração de energia, mineração, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso tem particularidades ligadas à quantidade ou à qualidade da água, e altera as condições naturais das águas superficiais e subterrâneas.
Setor imprescindível para o abastecimento mundial de alimentos, a irrigação é o insumo que mais desperdiça outro recurso essencial à vida: a água.
A demanda por água no Brasil é crescente, com aumen- to estimado de aproximadamente 80% no total retirado nas últimas duas décadas (Figura 2). A previsão é de que ocorra um aumento de 24% na demanda até 2030.
Explicação: Pois a irrigação que é a prática de manutenção para produção em grande demanda é que consome mais água.
Os exemplos são vários, tais como escovar os dentes com a torneira aberta, usar muita água para lavar calçadas e veículos, deixar a torneira pingando, não conter vazamentos em casas e prédios, tomar banhos demorados, etc.
As causas para tamanho desperdício são muitas. Muitos produtos, como frutas e vegetais, estragam antes de saírem das prateleiras. Muitos consumidores compram produtos que estragam antes de irem para a mesa e uma parte considerável do que chega até ela não é consumido. Existem também os problemas durante o transporte.
c) Quais exemplos de desperdício de água vemos nas ilustrações? Homem se ensaboando e brincando (cantando) com o chuveiro ligado, menino escovando os dentes com a torneira aberta, mulher lavando a calçada enquanto está distraída falando ao celular e mulher lavando o carro com mangueira.