O ciclo da ureia ocorre nas células do fígado e em, menor parte, nos rins. Inicia-se na mitocôndria e segue para o citosol da célula, onde se dá a maior parte do ciclo.
A amônia é uma substância produzida por bactérias intestinais e por células do corpo durante a digestão de proteínas. É um resíduo que normalmente é transportado para o fígado, onde é transformado em ureia e glutamina. A ureia é levada para os rins e excretada na urina.
“Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. A amônia tem fórmula NH3 e é um gás muito tóxico”, disse o professor. O contato e a exposição ao produto químico pode levar até a morte.
Hiperamonemia é o excesso de amônia no organismo....Sinais e sintomas
A encefalopatia hepática é uma doença caracterizada pelo mau funcionamento do cérebro devido a problemas no fígado como insuficiência hepática, tumor ou cirrose. Uma das funções do fígado é filtrar o sangue vindo da digestão pois ele é responsável por metabolizar substâncias consideradas tóxicas para alguns órgãos.
Muitas substâncias são encontradas regularmente na urina, em taxas fisiológicas normais, mas podem estar aumentadas em determinadas condições patológicas, entre as quais se conta a glicose, a ureia, a creatinina, o ácido úrico, o sódio, o cloreto, o potássio, o cálcio, o magnésio, a amônia, o fosfato e o sulfato.
Mau cheiro na urina causado por bactérias Se a urina já está bem diluída e ainda cheira mal, devemos pensar na presença de bactérias que metabolizam a ureia em amônia, substância que apresenta odor ainda mais forte que a própria ureia.
Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias. A urina é o produto final, resultante da excreção renal.