De forma geral, é indicada a avaliação fonoaudiológica nos seguintes casos: - Pacientes em uso de sonda nasoenteral; - Pacientes com queixa de tosse e/ou engasgos frequentes; - Pacientes referindo sentir o alimento “parado na garganta”; - Pacientes que referem falta de ar durante a alimentação; - Pacientes com ...
Adaptação da Dieta:
- Movimentar a língua tipo “varrer o céu da boca”. - “Double Swallow” – deglutir 2 vezes seguidas. - Treinar com uma colher invertida na boca: deve empurrar a colher para cima e para trás ao mesmo tempo. - Antes de iniciar a deglutição, emita uma sequência de sons sonoros (“bam” “bem” “bim”...).
Em geral, o tratamento para a disfagia envolve uma equipe de profissionais de saúde: dentista, fonoaudiólogo, clínico geral e cirurgião especializado em procedimentos de ouvido, nariz e garganta.
Disfagia Orofaríngea é a dificuldade de engolir, seja alimento, secreção e medicamento, considerando desde o momento de retirada do alimento do talher até a passagem desse alimento pela faringe.
Trata-se de um exame de Raios X que permite avaliar o paciente enquanto engole líquidos e alimentos com contraste, avaliando estruturas anatômicas como esofâgo e boca, durante o processo de deglutição.
O procedimento é acompanhado pelo fonoaudiólogo, médico radiologista, técnico em radiologia e equipe de enfermagem.
É o método radiológico, por meio do qual se documentam, em fitas de vídeo, as imagens da fluoroscopia, em TV. É uma avaliação dinâmica da deglutição, ou seja, que observa as fases da deglutição. Além do diagnóstico, este exame pode oferecer um biofeedback para o fonoaudiólogo e para o paciente.
O que é o exame de videoendoscopia da deglutição (VED)? A de videoendoscopia da deglutição é um procedimento endoscópico que pode ser realizado em nosso consultório ou na casa do paciente, dependendo da necessidade do mesmo, com o auxílio de uma fonoaudióloga especializada em distúrbios da deglutição.
Endoscopia com biópsia: o que é e para que serve? Quando são encontradas áreas anormais, é realizada uma biópsia, através de instrumentos que são colocados no endoscópio. Consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno.
A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). Ela é feita usando um tubo flexível (endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo como uma câmara.
A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.