Estigma é definido como a co-ocorrência de rotulagem, estereótipos, exclusão , perda de status e discriminação em um contexto no qual o poder é exercido.
O indivíduo estigmatizado é aquele cuja identidade social real inclui um qualquer atributo que frustra as expectativas de normalidade.
abolir ou combater percepção negativa associada a certo comportamento, característica, grupo, etc.
Desmitificar – Desfazer um mito, tirar o caráter de mito, despojar de consagração (alguém ou algo). Precisamos desmitificar que gatos são responsáveis pela transmissão de doenças alérgicas. Desmistificar – Desfazer uma mistificação, denunciar um erro.
des·cons·tru·ir ir. 2. Desfazer ou desmontar para voltar a construir.
1. Deduzir (raciocinando). 2. Tirar por conclusão.
Embora seja comum dizer que INFERIR e DEPREENDER se equivalem (o dicionário Aurélio, por exemplo, mostra essa equivalência), DEPREENDER direciona o leitor para a conclusão do texto a partir do que está explícito. Já INFERIR é a conclusão vinda de ideias que ficam implícitas no texto.
Inferir significa deduzir, concluir. É chegar a uma conclusão final, sobre algum fato ocorrido, através de seguidas deduções. Inferir é um verbo transitivo que é conjugado da mesma forma que o verbo aderir. Do latim inferere, que significa deduzir.
As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas. Muitas vezes, para efetuarmos uma leitura eficiente, é preciso ir além do que foi dito, ou seja, ler nas entrelinhas. Por exemplo, observe este enunciado: - Patrícia parou de tomar refrigerante.
Significado de Inferência Raciocínio através do qual uma proposição é considerada verdadeira pela sua ligação com outras já tidas como verdadeiras; a proposição que se assume como sendo verdadeira. Etimologia (origem da palavra inferência).
Esclareça que uma inferência não é um palpite aleatório, mas uma suposição baseada em observações e uma conclusão lógica sobre o que está acontecendo. Explique que eles podem fazer isso com imagens, mostre algumas e peça para eles fazerem inferências. Você também pode descrever inferência como “ler nas entrelinhas”.
Inferência (é a forma usada na tradução para português europeu): em lógica formal, é uma operação de dedução que consiste em tomar por verdadeira uma proposição em função da sua relação com outras proposições já tomadas como verdadeiras.
Designa-se por inferência a operação mental pela qual obtemos de uma ou mais proposições outra ou outras que nela(s) estava(m) já implicitamente contida(s). 2. As inferências podem ser divididas em dois tipos: imediatas e mediatas. ... Este tipo de inferências podem ser de três tipos: analógicas, indutivas e dedutivas.
As inferências são feitas por meio do teste de duas hipóteses: uma hipótese nula (H0) e uma hipótese alternativa (H1 ou Ha). Não deve existir sobreposição de resultados entre estas duas hipóteses, ou seja, quando uma delas for verdadeira, a outra necessariamente deve ser falsa.
É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas. Na conclusão, as ideias tratadas no texto propõem uma solução.
Lógica - Inferência - Conclusão é consequência necessária da premissa. ... Todo raciocínio dedutivo envolve pelo menos uma premissa e uma conclusão. Há argumentos formados por apenas uma premissa e uma conclusão. São as inferências.
Consiste em começar com fatos encontrados em uma base de conhecimentos e manipulá-los com as regras (de inferência) tentando chegar a uma conclusão. É também chamado de raciocínio dirigido por dados (“data driven”).
Quando uma inferência dedutiva é válida, dizemos que as suas premissas implicam logicamente sua conclusão, ou que a conclusão se segue logicamente das premissas. Quando uma inferência dedutiva parece válida, mas não é, dizemos que se trata de uma falácia.
Verificado por especialistas. No caso podemos afirmar que a interferência dedutiva diz respeito partir de um caso geral para um caso específico. Já o método indutivo diz respeito partir de um caso específico para deduzir um caso geral.
Na inferência dedutiva, nós possuímos uma teoria e, com base nela, fazemos uma previsão de suas conseqüências, ou seja, prevemos o que as observações deveriam ser se a teoria estivesse correta. O raciocínio indutivo é o oposto do raciocínio dedutivo.
O raciocínio é pensamento, pois pensamos para chegar até essa conclusão lógica, mas nem todo pensamento é raciocínio por conta do fato de as vezes pensarmos em algo mas, não é algo lógico, ou algo sem fundamentos.
Portanto, a sentença “Nenhum A é B” é universal negativa. Note que uma sentença aberta quantificada é uma proposição. Então, como proposição, pode ser negada. É muito simples negar proposições quantificadas....Raciocínio Lógico – Negação de todo, algum e nenhum.
Raciocínio lógico: os principais conceitos, como é cobrado em concursos e questões resolvidas. Raciocinar significa usar a razão ou uma sequência de juízos para chegar a alguma conclusão ou descoberta.