A compostagem pode ser aeróbia ou anaeróbia, em função da presença ou não de oxigênio no processo. ... Na compostagem aeróbia, a decomposição é realizada por microrganismos que só vivem na presença de oxigênio. A temperatura pode chegar a até 70°C, os odores emanados não são agressivos e a decomposição é mais veloz.
Na compostagem anaeróbia a decomposição é realizada por micoorganismos que podem viver em ambientes sem a presença de oxigênio; ocorre em baixa temperatura, com exalação de fortes odores, e leva mais tempo até que a matéria orgânica se estabilize. ... O processo de compostagem aeróbia pode ser dividido em duas fases.
As leiras são feitas de maneira estruturada com uma base de matéria vegetal seca principalmente galhos e material grosseiro provenientes de podas, ao receber os resíduos uma mistura é feita para garantir a inoculação do composto. O sistema funciona com aeração passiva, garantindo o processo termofílico de compostagem.
A compostagem é realizada por meio de uma composteira, que é a estrutura própria para o depósito de material orgânico. É nesse processo que o lixo orgânico será transformado em composto orgânico de húmus e fertilizante, produtos resultantes da matéria orgânica decomposta.
De acordo com Adejar Marinho, supervisor do setor de Campo Experimental da Embrapa, a maneira mais fácil, barata e rápida para produzir adubo orgânico é criar minhocas em um recipiente de plástico. Para produzir o adubo, basta alimentá-las com restos de alimentos do dia-a-dia.
Para a transformação do esterco em húmus (R$ 0,50 o quilo), é necessário ter canteiros de alvenaria, além de um local para curti-lo até perder o cheiro (30 dias). A transformação de uma tonelada de esterco em húmus leva 40 dias -só depois de 70 dias haverá a primeira venda.
A formação de húmus na floreta acontece de forma natural com a decomposição de folhas e galhos. A minhoca também produz húmus, um substrato muito parecido com terra e rico em nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e outros elementos importantes parta nutrição das plantas.
Proteja o local da chuva com telas plásticas apoiadas em suportes de arame, bambu ou madeira. Alimentação - as minhocas se alimentam de esterco e restos vegetais, como gramas, frutas, folhas secas, papéis e matérias orgânicas em decomposição. Junte tudo para fazer uma compostagem.
As minhocas se alimentam de matéria orgânica, proveniente de folhas secas, cascas de frutas, restos vegetais e/ou esterco. É importante colocá-los, em um recipiente, por sete dias (ou mais), em local arejado e seco, até que estejam prontos para alimentar as minhocas.
Manter as minhocas vivas mesmo debaixo de muitas horas de sol, uma dica importante é em vez de se guardar as minhocas em latas, potes plásticos ou até mesmo em sacolas que já vi muitos pescadores usando, basta usar uma pequena caixa de isopor.
Minhocaçu ou minhocuçu é uma determinada espécie de minhoca maior em tamanho e diâmetro, ou seja, um animal com os mesmos hábitos.