A APLV não tratada de forma eficaz, pode resultar na má absorção de energia, proteína e outros nutrientes essenciais pelo corpo.
Quais os sintomas de APLV
Qual é o tratamento da APLV? O único tratamento comprovadamente eficaz da alergia ao leite ainda é a dieta isenta de todos os alimentos que possuem as proteínas do leite por 6 a 12 meses, dependendo da idade e tipo de reação que a criança apresenta.
Na suspeita ou confirmação de APLV os bebês amamentados deverão continuar recebendo leite materno (LM). Esse é o melhor alimento para o bebê, principalmente em casos de alergia, pois além dos nutrientes a mãe oferece os anticorpos que o bebê ainda não consegue produzir através do seu leite.
Quanto aos exames laboratoriais, temos o exame de IgE específica sérica para cada alimento (Immunocap) e o teste cutâneo de hipersensibilidade imediata (TC), conhecido como "prick test", que são utilizados nos casos de IgE mediada ou mista. O prick-test é realizado na pele.
Um exame de sangue para alergia, também chamado de exame de sangue para IgE específica, mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Qualquer nível detectável de IgE específica indica uma sensibilização a um alérgeno específico.