A polaridade das moléculas pode ser identificada de acordo com dois critérios: a diferença de eletronegatividade dos átomos e a geometria molecular. A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. ... Do contrário, se elas não se orientarem, elas são apolares.
Para determinar se a molécula é polar, basta verificar se o número de nuvens existentes no átomo central é diferente do número de átomos iguais ligados a ele.
Moléculas apolares Quando uma molécula é formada por apenas um tipo de elemento químico, não há diferença de eletronegatividade, sendo assim, não se formam polos e a molécula é classificada como apolar, independente de sua geometria.
Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior será a polaridade da ligação. Um exemplo: a molécula de água é composta por hidrogênio (H) e oxigênio (O).
Moléculas apolares são todos os aglomerados de átomos, formados a partir de ligações covalentes, que não apresentam polos positivo e negativo, como são os encontrados nas moléculas polares.
O que é um composto polar? É aquele que interage com outras moléculas por dipolo permanente ou ligações de hidrogênio e apresenta tendência de dissolver-se em compostos polares. ... Por exemplo: com relação à solubilidade, compostos polares apresentam boa capacidade de dissolver-se em compostos polares.
Resposta. Moléculas polares: Se houver diferença de eletronegatividade entre pelo menos dois átomos ligados à molécula, terá uma região apolar e uma polar. ... Se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados, sendo todas as ligações do composto covalentes, a molécula será apolar.
Substâncias polares possuem um lado mais eletronegativo. ... O - Br 3,5-2,8 (polar, pois tem diferença de eletronegatividade). C - Si 2,5-1,8 (polar, pois tem diferença de eletronegatividade). N-N 3-3 (apolar, pois não tem diferença de eletronegatividade).
Quando os átomos ligados por covalência são iguais não há diferença de eletronegatividade. Nesse caso, dizemos que a ligação é covalente apolar. Se houver diferença de eletronegatividade entre dois átomos, com o compartilhamento desigual, a ligação será covalente polar.
Um bom exemplo de ligação covalente polar é a molécula de HCl. Nesse caso, o átomo de cloro, por ter maior eletronegatividade que o átomo de hidrogênio, atrai com mais força o elétron que está sendo compartilhado, dando origem, assim, a um pólo negativo (consequentemente criando um outro positivo) na ligação.
Uma ligação química terá seu caráter determinado basicamente pelas eletronegatividades dos átomos que a compõem. Quanto maior for a diferença entre as eletronegatividades dos átomos, maior será o caráter iônico da mesma.
A ligação covalente apolar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades iguais formam uma ligação covalente. Nesse tipo de ligação os elétrons são igualmente compartilhados pelos átomos da ligação.