A taxa de filtração glomerular estimada é uma avaliação da taxa de filtração glomerular real baseada na dosagem de creatinina, que requer uma amostra de sangue colhida de uma veia do braço. A fórmula recomendada inclui também idade, gênero e etnia. Outras fórmulas podem incluir também peso e altura.
A função dos glomérulos é eliminar os resíduos presentes no sangue. Resíduos nitrogenados, aminoácidos, hormônios, água e sais minerais passam do glomérulo para a cápsula de Bowman. A cápsula de Bowman, ou cápsula renal, envolve os glomérulos e todo material filtrado é coletado e enviado para os túbulos renais.
Todo o rim é revestido pela cápsula verdadeira, que é uma membrana fibrosa intimamente colada à superfície do órgão. Ligando o rim aos tecidos circunvizinhos, encontra-se a fáscia renal, que é uma fina camada fibrosa. Entre a fáscia e a cápsula verdadeira, encontra-se tecido adiposo, a gordura perirrenal.
Corpúsculo renal ou de Malpighi: formado pelo Glomérulo renal (tufo de capilares) e pela Cápsula de Bowman, saco epitelial invaginado que envolve o glomérulo, resultando na formação de dois folhetos, parietal e visceral.
O glomérulo renal consiste na principal unidade de filtração sanguínea, que irá auxiliar na reabsorção de líquidos e solutos, concomitantemente à formação da urina.
O aparelho justaglomerular tem duas funções principais: regular o fluxo sanguíneo glomerular e a taxa de filtração. regular a pressão sanguínea sistêmica.
INTRODUÇÃO. A taxa de filtração glomerular (TFG) é a medida da depuração de uma substância que é filtrada livremente pelos glomérulos e não sofre reabsorção ou secreção tubular, por isso é comumente usada como a medida padrão da avaliação da função renal.
Quais os sintomas das glomerulonefrites Quando há sintomas, podem ser os seguintes: hipertensão, aumento do peso (derivado da retenção de líquidos não filtrados), edemas, hematúria, cansaço, fraqueza, anemia e mal-estar./span>
A glomerulonefrite pode ser causada por vários distúrbios, como infecções, um distúrbio genético hereditário ou distúrbios autoimunes. O diagnóstico baseia-se em exames de sangue e urina e, algumas vezes, exames de imagem, biópsia dos rins ou ambos.
A glomerulonefrite pode evoluir para outras complicações como a síndrome nefrótica aguda, alterações do sangue, doença renal crónica, infeções urinárias de repetição, insuficiência renal terminal, acumulação de fluidos com insuficiência cardíaca ou edema pulmonar, aumento dos níveis de potássio, hipertensão arterial, e ...
As causas secundárias podem envolver outras partes do corpo. Os distúrbios mais comuns causando a síndrome nefrótica são diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico (lúpus) e certas infecções virais. A síndrome nefrótica também pode resultar de inflamação do rim (glomerulonefrite).
Nas fases iniciais da síndrome nefrótica, as principais complicações são infecções, trombose venosa ou arterial e insuficiência renal aguda.
Boa tarde, o resultado positivo de proteínas na urina significa a presença da mesma na urina. Geralmente as proteínas não devem ser excretadas na urina, mas a presença de alguns traços é normal. A resultado positivo para hemoglobina na urina significa também a presença de sangue (eritrócitos) na urina.