Lembrando que paracetamol e ibuprofeno não são metabolizados corretamente pelo fígado de cães e gatos e, portanto, nunca devem ser administrados aos pets!
Quais medicamentos humanos são seguros para cães e gatos?
O que é amoxicilina? Trata-se de um antibiótico que é classificado como um penicilânico, e é utilizado no combate às bactérias como a maioria das espécies de Streptococcus, Listeria monocytogenes e Enterococcus.
Para adultos e crianças acima de 40 kg, a dose recomendada é de 250 mg via oral, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Em infecções mais graves, o médico pode sugerir o aumento da dose para 500 mg, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou 750 mg, 2 vezes ao dia, a cada 12 horas.
Tem amplo espectro de atividade antibacteriana contra muitos microrganismos gram-positivos e gram-negativos, agindo através da inibição da biossíntese do mucopeptídeo da parede celular. Amoxicilina age rapidamente como bactericida e possui o perfil de segurança de uma penicilina.
Gostaria de saber se Amoxicilina dá sono na criança? A sonolência não é um sintoma comum de acontecer pelo uso de Amoxicilina. No entanto, se a criança está em uso de Amoxicilina, é porque existe aí um quadro infeccioso sendo tratado. O próprio quadro pode causar a sonolência.
Os antibióticos podem ter reações adversas, tais como distúrbios gástricos, diarreia e, nas mulheres, infecções vaginais por levedura. Algumas pessoas são alérgicas a certos antibióticos.
Como todo o medicamento a amoxicilina possui alguns efeitos adversos, são eles: diarreia, náusea, vômito, erupções ou rash cutâneo, pode ocorrer febre, reações de hipersensibilidade, neutropenia, nefrite intersticial, convulsões (raramente), escurecimento da língua, entre outros.
Como tomar A posologia habitualmente prescrita é de 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12 horas. Em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para 1000 mg de 8/8 horas. Em geral, o tratamento é prescrito por 7 a 14 dias. A amoxicilina pode ser tomada junto com a comida ou com o estômago vazio.
Alguns medicamentos precisam ser tomados em horários bem estabelecidos — de 4 em 4 horas, 8 em 8 horas ou 12 em 12 horas, como os antibióticos, por exemplo. Já outros, devem ser ingeridos somente de manhã ou à noite, como é o caso dos utilizados para diminuir a pressão arterial e para dormir.