O título Sexagésima refere-se ao tempo em que foi proferido o sermão. ... Vieira escreve um sermão sobre como fazer sermões, um trabalho metalinguístico que expõe a melhor forma, segundo Vieira, de fazer uma boa pregação, orientando os jesuítas acerca desta arte de semear com palavras.
De temática religiosa, o Sermão da Sexagésima é uma prosa sacra que tem o intuito de convencer as pessoas a se converterem à religião católica. ... Em resumo, o Sermão da Sexagésima foca na própria forma de fazer sermões. O Padre usa da metalinguagem para apresentar sua ideia central: pregar é semear.
Resposta. a) O texto se chama Sermão da Sexagésima. b) Trata-se de um sermão, um discurso oral, sustentado por uma crença religiosa, que tematiza o comportamento humano perante os dogmas religiosos.
Antônio Vieira. O tema do Sermão da Sexagésima é a “Parábola do semeador”, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei (A semente é a palavra de Deus). ... Neste sermão, o Padre Vieira usa de uma metáfora: pregar é como semear.
Durante o Sermão da Sexagésima o tema é tratado fazendo alusões à “Parábola do semeador”, tirada do Evangelho de Lucas: Semen est verbum Dei (A semente é a palavra de Deus). Ele discursa que pregar é o mesmo que semear.
Temas como a Restauração Portuguesa, as invasões holandesas em Pernambuco, a escravização de indígenas e negros e a defesa dos cristãos-novos perante a Inquisição são bastante presentes em sua obra.
Os elementos textuais que nos permitem compreender a relação dos mesmos com os temas religiosos são principalmente, a presença de temas relacionados com os sermões, a utilização das palavras: "fé", "autoridade de Cristo", e até mesmo, citação da figura de Deus.
1 Qual é o objetivo do sermão que você leu? Registre a sua resposta no caderno. Denunciar o fato de que os ladrões poderosos ficam impunes, enquanto os pequenos ladrões são rigorosamente punidos.
Inicialmente, Vieira questiona o porquê da Palavra de Deus “fazer pouco fruto“. ... Ele atribui a este questionamento três possibilidades de resposta: as falhas podem ser do pregador, do ouvinte ou de Deus.
1. Discurso sobre assunto religioso pronunciado no púlpito. 2. Prática feita a alguém com um fim exclusivamente moral ou virtuoso.
Resposta: porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra.
A prosa barroca luso-brasileira é representada, especialmente, pelos sermões do Padre Antônio Vieira. Esta é a técnica da analogia, uma das muitas que caracterizam o texto barroco. ...
Os principais autores e obras escritas no Brasil são:
Principais Autores Barrocos do Brasil
Os principais artistas do barroco-rococó no Brasil são:
Gregório de Matos