A osteogênese imperfeita é uma doença hereditária que prejudica a formação correta dos ossos e os torna anormalmente frágeis.
A doença é causada por mutações que ocorrem nos genes responsáveis pela síntese ou processamento do colágeno, substância essencial na formação dos ossos. O paciente afetado apresenta uma grande fragilidade nos ossos e osteopenia, que pode ser definida como uma diminuição da massa óssea.
A osteogênese imperfeita (OI) é uma doença rara do tecido conjuntivo, nos qual existe um defeito na formação de uma das maiores proteínas estruturais do osso: o colágeno tipo I.
Há 4 tipos principais da osteogênese imperfeita:
Lidar com o xeroderma (que Sara chama pelas iniciais XP) exige uma série de rituais que mobilizam a família. A doença definiu a decoração da casa onde ela mora com os pais e a irmã Maria, de três anos, no Aventureiro. As janelas foram trocadas por outras de moldura estreita.
Osteomielite pode levar a complicações de saúde mais sérias, como: Osteonecrose, condição também conhecida como “morte do osso”, causada pela ausência de circulação de sangue dentro do osso. Artrite séptica. Crescimento prejudicado.