O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita identificar a realidade de uma atividade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, é o lado racional de uma ação. Busca alcançar, da melhor forma possível, objetivos pré-definidos. É um processo de tomada antecipada de decisões.
“Planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. Se você quiser alcançar grandes objetivos no seu negócio, você precisa definir pequenas metas e segui-las.
Utiliza-se um mural, estrategicamente posicionado, com informações sobre o progresso das equipes em tempo real. O objetivo é manter todos os colaboradores a par do desempenho da empresa, criando um senso de propósito, fazendo com que todos percebam que suas ações refletem nos resultados obtidos.
Por meio de uma metodologia atraente para as pessoas – com metas, regras, feedback e participação voluntária – acontece o aprendizado para um planejamento virar realidade e ser aplicado às tarefas diárias da empresa.
O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio. ...
8 principais dificuldades no planejamento estratégico e como superá-las
Dificuldades na Implementação da Estratégia
Abaixo, veja os principais erros que os empreendedores cometem durante a elaboração de um plano de negócio. Qual é o público-alvo? Como é a região que empresa atua? “Uma análise ambiental mal feita leva a uma receita mal feita”, afirma Pacheco.
Os principais desafios do planejamento estratégico
Quais são os principais desafios que o Brasil enfrenta com relação ao uso das TIC no contexto educacional? a) Nosso país ainda possui problemas básicos na educação, como o analfabetismo, os analfabetos funcionais, problemas de estrutura educacional adequada, formação inicial e continuada dos educadores, entre outros.
Desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país, dizem os brasileiros.
O problema para os formadores de opinião é de ordem sócio-econômica: uma grande maioria (53,9%) aponta as desigualdades sociais, a pobreza, e desemprego, o modelo de produção econômica e a atual distribuição de renda como os principais problemas a enfrentar.