A litosfera corresponde à camada sólida da Terra e compõe a porção mais distante do centro do planeta. A litosfera, que é camada superior e rígida da Terra, apresenta temperaturas inferiores em relação às demais porções do planeta e certa mobilidade em sua estrutura dinâmica.
Para melhor compreender como tudo isso funciona e organiza-se, a estrutura interna da Terra foi classificada em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo, havendo entre elas algumas descontinuidades: a de Mohorovicic e a de Gutenberg.
A litosfera é a camada química mais externa da Terra, caracterizada pela sua rigidez e baixa espessura. A litosfera é a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida. ... A litosfera é basicamente composta por rochas e minerais.
Resposta: Com base na forma esférica que a Terra possui, os raios solares incidem na superfície de forma desigual. Quanto mais próximo da linha do Equador mais elevada é a temperatura, pois os raios atingem a superfície terrestre formando um anglo de 90° ... O planeta está dividido em zonas térmicas.
Se estiver a pensar no mar como uma hipótese para fazer este percurso, aí é necessário muito mais tempo: 40 dias, 23 horas, 30 minutos e 30 segundos, um recorde marítimo que foi estabelecido em 2017 pela tripulação do barco IDEC 3.
29,5 dias
A ocorrência das estações do ano é a consequência do movimento de translação, devido à iluminação desigual dos hemisférios. Quando um dos hemisférios estiver recebendo mais luz significa que o Sol está em seu posicionamento máximo, ao norte ou ao sul, em relação ao eixo de inclinação da Terra.
O dia e a noite existe por causa da rotação que faz a Terra girar em torno do seu eixo. Rotação da Terra. Rotação da Terra. L – ela [Terra] gira em volta do sol e a lua gira ao redor da Terra.
O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).
O movimento de rotação é aquele que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo (linha imaginária que atravessa o centro da Terra, indo de um polo a outro). Esse deslocamento provoca a alternância entre os períodos de insolação nas regiões do planeta.
translação