Desde o ano 2000, o Equador assumiu o dólar americano como moeda corrente devido à grande crise político-econômica enfrentada no final da década de 90 (e que acarretou em uma recessão profunda, com grande inflação e desvalorização do Sucre, a antiga moeda equatoriana).
dólar americano
Foi no ano de 2000 que o então presidente equatoriano Jamil Mahuad decretou a dolarização de seu país. Naquela época, o Equador atravessava uma crise econômica e inflacionária intensa, tendo sido essa a justificativa da adoção do dólar americano como moeda oficial do Equador.
Dólar: por que a moeda americana não cai no Brasil na contramão do mundo. Nunca antes na história dos Estados Unidos tantos dólares foram emitidos. A decisão do Fed (banco central dos EUA) de imprimir dinheiro foi tomada para combater os efeitos da recessão econômica causada pela pandemia de covid-19.
O primeiro é que há um aumento acentuado do déficit em conta corrente dos EUA, ou seja, o país paga mais no exterior pela troca de bens, serviços e transferências do que recebe. Sua projeção é de que esse déficit continue a impulsionar a queda da moeda.
O dólar era apenas uma das últimas opções, pois os Estados Unidos eram devedores pouco confiáveis, além de não possuírem um sistema monetário unificado. ... Contudo, o dólar continuará a ser referência mundial porque os países possuem reservas em dólares, ou seja, sua poupança está em dólares", explica.
O dólar também influencia as exportações do Brasil. Quando a moeda americana está mais valorizada, os produtos brasileiros tendem a ficar mais competitivos no exterior. O importante é lembrar que, na economia, o cenário vantajoso muda de acordo com as circunstâncias e objetivos do país a cada determinado momento.
Ao se tornarem a nação hegemônica, os Estados Unidos impõem ao mundo o dólar como moeda internacional e a supremacia do país, também no campo monetário e na condução das finanças mundiais. Em 1944, nos termos dos Acordos de Bretton Woods, o padrão libra-ouro (1870 - 1914) dá lugar ao padrão dólar-ouro .
1776
É que a moeda oficial do país é o dólar americano. Sim, você leu corretamente. Embora seja um país da América do Sul e não tenha ligação direta com os Estados Unidos, como ter sido uma colônia, por exemplo, o Equador utiliza o dólar.
O país perderia a capacidade de fazer política monetária e ficaria à mercê de um país estrangeiro. O que o país estrangeiro fizer com sua moeda afeta o país que a adotou . E o que esse país precisar fazer de política monetária não é permitido, porque a moeda pertence e é controlada pelo país estrangeiro.
Nesta terça-feira (6), moeda norte-americana recuou 1,42%, cotada a R$ 5,5988....Dólar.
Dessa forma, criou-se o acordo de Bretton Woods (1944) que estabelecia o padrão ouro-dólar. Sendo assim, todas as moedas deveriam ter o seu câmbio fixado no dólar, o qual seria lastreado em ouro. Mas por que o dólar? Isso se deu pelos EUA serem os maiores detentores de ouro do mundo na época.
O dólar também influencia as exportações do Brasil. Quando a moeda americana está mais valorizada, os produtos brasileiros tendem a ficar mais competitivos no exterior. O importante é lembrar que, na economia, o cenário vantajoso muda de acordo com as circunstâncias e objetivos do país a cada determinado momento.
Desvantagens do dólar alto Inflação mais alta: Produtos importados ou que tenham cotação em dólar estão ficando mais caros. Isso afeta matérias-primas e insumos usados pela indústria, que precisa repassar os valores aos produtos finais vendidos no país.
De quem é a “culpa” pela alta do dólar. Uma frase conhecida da economia brasileira diz que Deus inventou o câmbio para humilhar os economistas. Quem disse isso foi o economista Edmar Bacha, que integrou a equipe criadora do plano Real.
O dólar subiu e a consequência mais imediata para você que não tem uma empresa e/ou não vai viajar é o encarecimento de alguns produtos, como os eletrônicos. Já que a atividade econômica anda muito deprimida, ainda não há demanda suficiente para um aumento generalizado dos preços, então inflação pode ficar para depois.
Historicamente, quando o dólar se desvaloriza, o preço das commodities sobe - e vice-versa. Isso porque a maioria das commodities é cotada em dólares, de forma que os consumidores e empresas fora dos EUA veem seu poder de compra aumentar quando suas moedas se fortalecem.
Esta procura de moeda estrangeira pode ser causada por uma falta de confiança na economia local, na sua estabilidade, produzida, por exemplo, por um período de crise. ... As moedas dos países representam um valor, este valor está directamente relacionado com a riqueza de um país.
Afinal, o dinheiro se converte rapidamente em poder de compra. E o dólar é uma moeda muito forte, a principal do comércio internacional. ... O dólar se desvaloriza e ao mesmo tempo esse dinheiro que entrou no país tende a ser investido em ações de empresas, causando valorização do Ibovespa.