Mas a silvicultura tem um indispensável papel no processo de reflorestamento, atuando contra a erosão, a desertificação e o enfraquecimento do solo. Tem como função cuidar da exploração e da manutenção racional das florestas, desde o pequeno agricultor às grandes indústrias madeireiras.
O reflorestamento intencional envolve o plantio e manutenção de vegetação em áreas que tenham sido previamente degradadas ou destruídas e, de acordo com a finalidade do plantio, determinadas espécies são escolhidas.
Portanto no plantio deve-se deixar um espaço limpo em volta das mudas, e fazer capina de coroamento umas duas vezes por ano. As formigas, gafanhotos e grilos também são grandes inimigos do reflorestamento, e podem reduzir um projeto a quase zero em pouco tempo.
Qual é a importância do reflorestamento na mitigação das mudanças climáticas? As atividades de reflorestamento promovem a remoção ou “sequestro” de CO2 da atmosfera, diminuindo a concentração deste gás de efeito estufa e, consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa.
A principal forma das árvores contribuírem para minimizar as mudanças climáticas e o aquecimento global é a remoção de gases de efeito estufa da atmosfera através da reação de fotossíntese.
O reflorestamento é o ato natural, ou intencional, de transformar áreas de mata esgotadas pelo consumo excessivo de suas matérias-primas, principalmente, pelo desmatamento, expansão de área agrícola, queimada ou desastres naturais como incêndios em época de seca extrema.
O reflorestamento é uma atitude ambiental que visa recuperar áreas que por forças naturais ou humanas perderam sua vegetação. Esta recuperação pode acontecer através do plantio de mudas de árvores nativas e também da manutenção da vegetação que existe nestas áreas.
Segundo pesquisadores, o jeito correto é deixar a natureza fazer o trabalho. O método mais eficiente para recriar uma floresta tropical desmatada talvez não envolva o plantio de milhares de mudinhas de árvores, mas simplesmente deixar que a natureza faça o seu trabalho.
Reflorestamento é a regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram esgotadas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento. ... O reflorestamento pode ser também uma forma de manejo sustentável procurando evitar a extinção de espécies e melhorar ou manter a qualidade de vida de uma região.
verbo transitivo direto Refazer ou recompor uma área desflorestada (desmatada ou desarborizada) através do plantio de novas árvores.
Conceitualmente todos eles incluem as operações básicas de preparo do terreno, plantio e tratos culturais, ou seja, é o período de tempo compreendido entre as operações de talhonamento ou preparo do terreno até o fechamento do dossel, quando as árvores dominam a vegetação invasora.
→ Soluções para os problemas ambientais no Brasil