substantivo masculino Aquele que merece pena; quem é infeliz, desgraçado, desafortunado: tenho um colega que gosta de se fingir de coitado! interjeição Expressa dó, pena, piedade, clemência: coitado, está muito doente. Etimologia (origem da palavra coitado). Particípio passado de coitar, do latim coctare.
5 sinônimos de coitado para 2 sentidos da palavra coitado: 1 infeliz, desgraçado, desventurado, mísero.
Vindo do latim vulgar coctare e parente distante do verbo “coagir”, coitar caiu em desuso, mas deixou sua marca em “coitado”, isto é, atormentado, vítima de dor ou desgraça.
Origem da palavra coitado No entanto, a etimologia da palavra coitado não está em coito e sim no verbo arcaico "coitar", do latim coctare, que significa desgraçar ou atormentar. Assim, um coitado é alguém que sofreu coita, ou seja, uma desgraça, dor, pena ou aflição.
Expressão utilizada para se referir a alguém que é infeliz ou as vezes está em uma situação ruim. Esse dai é um pobre coitado, foi demitido e depois sua mulher faleceu.
O Dicionário Eletrônico Houaiss regista tadinho (f[orma] afer[ética] de coitadinho), com a indicação de que é um regionalismo brasileiro de uso informal, mas remete-nos para coitado (a forma preferível).
Chistoso, divertido, espirituoso.
Significado de Sadio adjetivo Que tem boa saúde: uma criança sadia. Saudável, que é bom para a saúde: alimentação sadia.
Significado de Saudável adjetivo Que é bom para a saúde; salutar: alimentação saudável.
Sadia é o feminino de sadio.
Uma doença é uma condição particular anormal que afeta negativamente o organismo e a estrutura ou função de parte de ou de todo um organismo, e que não é causada por um trauma físico externo. Doenças são frequentemente interpretadas como condições médicas que são associadas a sintomas e sinais específicos.
Doente é todo aquele que sofre de um problema de saúde (diabetes, asma, pneumonia, gripe, cancro, sida, etc.), enquanto incomodado, neste contexto, quer dizer «ligeiramente doente; adoentado, indisposto».
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença e enfermidade”. Estar saudável, portanto, não significa apenas não estar doente.
Resposta: Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. A busca em atingir a completude definida pela Organização Mundial da Saúde, porém, pode também nos tornar doentes.
Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
A pessoa que está doente deve repousar num lugar sossegado e confortável, com muito ar fresco e claridade. Não deve sentir nem muito calor nem muito frio. Se o ar é frio ou a pessoa sente calafrios, deve-se cobri-la com um lençol, uma capulana ou uma manta.
Tome atitudes que contribuam para um clima de normalidade. Mantenha atividades da sua rotina, pratique exercícios físicos, vá ao cinema. Converse com o seu parente sobre assuntos leves e corriqueiros, como, por exemplo, a vitória do seu time de futebol. Pessoas doentes não querem falar apenas sobre a doença.
Uma das orientações é que o visitante controle sua ansiedade e deixe o paciente guiar a conversa. Se ele quiser falar sobre morte e doença, que fale. Se quiser chorar, que chore. Se quiser, porém, conversar sobre assuntos leves ou simplesmente não falar nada, isso deve ser respeitado.
Frases de apoio às pessoas doentes
Não apenas as pessoas com doenças crônicas. Às vezes, o melhor, a coisa mais solidária que você pode fazer para um amigo ou ente querido é apenas mostrar o seu apoio através de um abraço carinhoso ou deixá-los desabafar com você. Os abraços são bons para saúde, então vá abraçar seus amigos que têm doenças crônicas.
Conforto para pessoas com parentes doentes
Tente também pensar em suas coisas favoritas e ofereça-as como distrações quando puder. Não deixe que seu medo de ser um incômodo te impeça de se comunicar com frequência, seja por chamadas telefônicas ou mensagens de texto. O importante é deixar claro para a pessoa em recuperação, que você está pensando nela.
Em meus momentos difíceis, você sempre me deu os melhores conselhos e posso prometer que também estarei do seu lado, para superar sua situação. Depois de uma terrível tempestade, o sol sempre acaba por brilhar. Por isso, não esmoreça agora, meu amor, não abaixe seus braços.
Pergunte como você pode ajudar: na dúvida do que fazer, é sempre melhor perguntar. Oferecer ajuda, principalmente quando esta pessoa está em crise, ainda que ela não aceite, ter a segurança e contar com o apoio de alguém querido, pode fazer toda a diferença para este paciente.
Os estudos científicos mostram que estas terapias alternativas têm sido eficazes no alívio da dor de cabeça e a fibromialgia.
Veja algumas dicas do que dizer para alguém que perdeu um ente querido:
Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Sei que nenhuma palavra bonita pode tirar a sua dor, então só posso pedir a Deus que te conforte e aqueça o seu coração e o da sua família. Conte comigo! Meu coração está pesado hoje e eu sei que o seu também.
Se você quer ajudar um enlutado, atente-se para algumas orientações: