Como já vimos, a lipossolubilidade refere-se à capacidade de se solubilizar em lipídios, com isso espera-se que quanto maior for essa lipossolubilidade, mais facilmente o fármaco atravesse a membrana. ... Isso significa que uma molécula muito polar não pode ser utilizada como fármaco?
Fármacos lipossolúveis são absorvidos mais rapidamente, pois eles expressam uma maior facilidade em atravessar as membranas celulares. Os fármacos lipossolúveis apresentam uma maior afinidade pelas membranas, o que facilita a difusão.
Os medicamentos que se dissolvem em água (medicamentos hidrossolúveis), como o anti-hipertensivo atenolol, têm tendência de permanecerem no sangue e no líquido ao redor das células (espaço intersticial).
Em outras palavras, a substância dita lipofílica é a que tem afinidade e é solúvel em lipídios. Solventes não polares como os hidrocarbonetos, tais como o hexano ou tolueno. Estes solventes não polares (apolares) são eles próprios lipofílicos — o axioma que semelhante dissolve semelhante geralmente é verdadeiro.
Hidrofilico: Apresenta grande afinidade quimica pela água. Lipofilico:Apresenta grande afinidade quimica por gorduras.