A absorção do ferro ocorre no duodeno proximal, sendo a quantidade de ferro absorvida dependente da quantidade armazenada e da capacidade de armazenamento do organismo.
Exame de ferro: entenda a importância da substância para o organismo. Muito solicitado pelos médicos, o exame de ferro tem como objetivo medir os índices da substância no organismo, prevenindo possíveis doenças que surgem pela falta ou excesso do elemento no sangue.
A ferritina é uma proteína de reserva do ferro localizada essencialmente no fígado. Sua dosagem é solicitada para avaliar as reservas de ferro do corpo. O exame costuma ser solicitado com a dosagem de ferro e do índice de saturação da transferrina para detectar e avaliar a gravidade da deficiência ou excesso de ferro.
A presença de uma ferritina> 200 a 300 ng / mL em homens ou> 150 a 200 ng / mL em mulheres é sugestiva da presença de sobrecarga de ferro [4]. Ferritina sérica elevada em associação com saturação de transferrina alta é geralmente um sinal de sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose) 3.
Peito de frango (0,4 mg a cada 100 g); Coxa de frango (0,9 mg a cada 100 g); Carne de porco (0,7 mg a cada 100 g);
O principal tratamento é a suplementação de ferro e/ou o aumento da ingestão de alimentos fontes de ferro como carnes vermelhas, gema de ovo e leguminosas, aumento no consumo de fontes de vitamina c como frutas e verduras e evitar o consumo de alimentos fontes de cálcio (leite e derivados) junto aos fontes de ferro ( ...
Ferritina: Para visualização do estoque de ferro. Na criança de até 5 anos a depleção dos estoques de ferro, ou seja, o rebaixamento da ferritina é diagnosticado quando a mesma encontra-se abaixo de 12 microgramas por litro.