1. Uma célula haploide possui apenas um conjunto de cromossomos (n), enquanto células diploides têm dois conjuntos de cromossomos (2n). 2. Nos humanos, as células somáticas são diploides, enquanto os gametas são haploides.
A poliploidia, ou seja, a existência de indivíduos ou espécies com números cromossômicos múltiplos do comum na espécie ou no gênero é um fenômeno de extrema importância em duas áreas da genética de plantas: na evolução e no melhoramento genético.
Todas são mutações cromossômicas. Mas enquanto a deleção é estrutural e a aneuploidia e a poliplodia são numéricas. ... A Aneuploidia é alteração em alguns cromossomos, seja ter a mais ou a menos. Já a ploipodia ocorre quando o número de lotes cromossomicos é maior que 2, isto é, o ser é 3n ou 4n, por exemplo.
Já a meiose é importante no estudo da reprodução em plantas, pois é nela que ocorre a recombinação genética, que se constitui na fonte primária da variabilidade genética que sem ela não seria possível a ocorrência de adaptações e evolução nas espécies que garante a sua perpetuação.
Peixes triploides são geralmente estéreis, que é um resultado da falta de desenvolvimento gonadal provocado pela incompatibilidade dos conjuntos cromossômicos (Chourrout et al., 1986).
A trissomia 21 causa cerca de 95% dos casos de síndrome de Down. Assim, a maioria das pessoas com síndrome de Down tem 47 cromossomos em vez dos 46 cromossomos normais.
A trissomia do cromossomo 21 (em que as células da pessoa têm três cópias desse cromossomo, em vez de duas), conhecida popularmente como síndrome de Down, é a alteração cromossômica mais famosa.