A - A laringe é um tubo curto de cartilagem que conecta a faringe à traquéia e tem a função de dar passagem ao ar e de produzir a voz. B - A laringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório.
A laringe apresenta um esqueleto cartilaginoso composto por cartilagem tireóide, cricóide, aritenóide e epiglótica. A cartilagem tireoide é a maior constituída por duas lâminas unidas anterior em forma de V. A cricoide é ímpar em forma de anel, anterior e inferior a tireóide.
As pregas vocais localizam-se na laringe e são as estruturas responsáveis pela emissão de sons.
A glote é constituída pelas cordas vocais e pela fenda entre elas (rima da glote) e é a porção mais estreita da laringe. Na glote descrevemos uma porção músculo-membranosa, anterior, e uma porção cartilagínea, posterior, formada pelo processo vocal das cartilagens aritenóideas.
A estrutura da traquéia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais. A porção posterior da traqueia, devido a ausência dos anéis, apresenta grande capacidade móvel e elástica, importante para acompanhar os movimentos dos pulmões.
A traquéia se divide em dois brônquios cartilaginosos, cada um dirigido a cada pulmão. No interior do mesmo, cada brônquio se subdivide em bronquíolos ,os quais porém, voltam a dividir-se em condutos de diâmetro cada vez menores, até as cavidades finais chamadas sacos aéreos ou alvéolos.