Normalmente cada célula possui um núcleo, porém esse número pode variar de acordo com cada célula. As células compostas por mais de um núcleo, são chamadas de multinucleadas, como é o exemplo das fibras musculares que formam o tecido muscular estriado esquelético.
- Células Mononucleadas: possui apenas um núcleo. Exemplo: células epiteliais. - Células Binucleadas: possuem dois núcleos. ... - Células Plurinucleadas (polinucleadas): possuem vários núcleos.
Mononucleadas – células do tecido epitelial; Binucleadas – células hepáticas e cartilaginosas; Multinucleadas – células musculares estriadas do coração humano; Anucleadas – hemácias de muitos mamíferos.
É sempre muito importante analisar qual é o núcleo significativo da declaração: se o núcleo da declaração estiver no verbo, teremos um predicado verbal (ocorre nas frases verbais); se o núcleo da declaração estiver em algum nome, teremos um predicado nominal (ocorre nas frases nominais que possuem verbo de ligação).
Essa palavra é chamada de núcleo do sujeito. Nos exemplos citados, os núcleos do sujeito são, respectivamente, "tataravó", "modelos" e "presidente". Núcleo do sujeito é, portanto, a palavra principal que forma o sujeito.
Classificação do sujeito
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
Tipos de sujeito
O sujeito de "receberás" é o pronome "tu", que está oculto na oração.
b) Sujeito paciente: é aquele que sofre a ação. Exemplos: O jantar foi preparado por Maria. A maçã foi mordida por ela.
O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.
O predicativo do sujeito é o elemento da frase que tem a função de dar ao sujeito uma qualidade ou uma característica específica. ... Esse tipo de predicativo pode ser formado por um adjetivo, um pronome, um substantivo, uma locução adjetiva, um numeral, uma oração substantiva predicativa.
O predicativo do sujeito aparece maioritariamente no predicado nominal, juntamente com um verbo de ligação. Os verbos de ligação, também chamados de verbos não nocionais ou copulativos, ligam uma característica ao sujeito, indicando um estado.
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. ... Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.
É o termo ou expressão que complementa o objeto direto ou o objeto indireto, conferindo-lhe um atributo. O predicativo do objeto apresenta duas características básicas: acompanha o verbo de ligação implícito; pertence ao predicado verbo-nominal.
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).
É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.
Qual a frase não tem objeto indireto: Maria necessita de uma resposta. O tempo mostra o amigo. Ela escreveu para o pai. Ela gosta de música.
adjetivo Que não é direto; que não conduz diretamente ao alvo; tortuoso: itinerário indireto. Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto.
Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.
Semanticamente falando, o objeto direto é o resultado de uma ação verbal, o ser ao qual se dirige a ação verbal ou o conteúdo da ação verbal. O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.