Números e raciocínio lógico são algo que agrada particularmente a quem possui uma inteligência lógico-matemática desenvolvida. São pessoas caracterizadas pelo gosto e pela competência na interpretação e na categorização dos factos e da informação, no cálculo, no raciocínio lógico e na busca de explicação para tudo.
A inteligência lógico-matemática constitui uma habilidade complexa e é composta por cálculos matemáticos, o pensamento lógico, o raciocínio indutivo e dedutivo, a resolução de problemas, a identificação de padrões e relações, a abordagem e a verificação de hipóteses.
A inteligência verbal, lingüística ou cognitiva é estruturada mentalmente através do diálogo, da leitura e do raciocínio. ... Estas capacidades, de modo retroativo, estão em constante processo de reciclagem e re-elaboração pelo processo lingüístico. A linguagem melhora o cérebro e o cérebro aprimora a linguagem.
Ler: a leitura de diferentes estilos de textos escritos, a atenção às suas características e matizes, a posterior reflexão sobre eles e a realização de um resumo escrito ou oral são exercícios que podem ajudar a desenvolver a inteligência linguística.
As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada ...
A teoria de Howard Gardner afirma que todas as pessoas têm a principio a mesma possibilidade de desenvolver qualquer uma das inteligências múltiplas: Lógica matemática, Linguística, Musical, Espacial, Corporal-cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal ou Naturalista.
A resposta é simples: existem vários tipos de inteligência! Segundo Howard Gardner, psicólogo autor desta teoria, existem ao todo sete tipos de inteligência e todas as pessoas têm um pouco das sete dentro de si. No entanto, cada pessoa tem um desses tipos mais desenvolvido e que se sobrepõe sobre os outros.
É uma capacidade que pode ser medida por meio dos Testes de Quociente de Inteligência (QI) pelos quais o que se mede são as capacidades linguísticas e lógico-matemáticas. ...
Gardner classificou sete categorias de inteligência, sinteticamente elencadas a saber: Inteligência verbal-linguística: capacidade em lidar com as palavras (oralmente ou por escrito). ... Inteligência interpessoal: habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros e valorização das interações sociais.