O relevo da Ásia abriga todas as formas existentes. As cadeias de montanhas que se destacam são a Cordilheira do Himalaia, ao sul da China; os Montes Urais, que se estendem no sentido norte-sul e separam a Ásia da Europa no território da Rússia; e as montanhas localizadas na região do Cáucaso.
cordilheira do Himalaia
Monte Everest
A Demografia da Ásia refere-se à população humana do continente asiático. O continente abrange 29,4% da área terrestre do planeta e tem uma população de quase 4 bilhões - que representam cerca de 56% da população mundial. Juntas, populações da China e Índia são estimadas em cerca de 2,5 bilhões de pessoas.
Nessa região a superfície terrestre (relevo) é constituída principalmente por planaltos, como o Planalto de Anatólia e o Planalto da Arábia. O território em questão abriga também formações montanhosas provenientes de dobramentos modernos, das quais podemos citar os montes Zagros, Elburz e Iêmen.
O Oriente Médio destaca-se pela variedade de etnias, origens, com culturas e religiões diversas. A etnia predominante é a árabe. Israel, Turquia, Chipre e Irã são países não árabes. A população conta com 320 milhões de habitantes que são, em sua maioria, de origem arábica.
Aspectos Físicos O Oriente Médio possui um clima predominante seco, desértico. A região possui rios expressivos, como o Nilo e o Jordão. ... O clima da região é árido e semiárido, o que facilita uma paisagem vegetal de xerófilas, estepes e pradarias.
A presença de gelo permanente no Oriente Médio se explica em virtude do Permafrost, palavra originária do inglês que refere-se a permanente congelado. ... Apenas as regiões litorâneas do Oriente Médio que apresenta clima úmido.
Sem chuvas, os desertos vão se formando gradativamente ao longo do tempo. O deserto do Saara e alguns desertos do Oriente Médio surgiram desse processo. Em determinadas situações, o relevo forma algumas grandes barreiras naturais que impedem a passagem de ar úmido, as chamadas barreiras orográficas.
baixo rendimento agrario. pessoas morreram de sede. animais morrerao dificultando o transporte de carga e mantimentos.
Conflitos no Oriente Médio: linha do tempo
Os conflitos ocorrem, na maioria das vezes, por fatores geoestratégicos, como o controle do petróleo, rivalidades locais e conflitos religiosos entre cristãos, judeus e muçulmanos xiittas e sunitas.
As guerras árabe-israelenses foram os conflitos travados entre Israel e as nações árabes ao longo do século XX. Esses conflitos iniciaram-se a partir da criação do Estado de Israel em 1948 e foram motivados pelo controle da Palestina. Ao todo, foram disputados quatro conflitos entre israelenses e as nações árabes.
Israel lhes oferece serviços, como água, eletricidade e proteção do Exército. Essas colônias estão dispersas pelo território palestino.
Com exceção de Jerusalém Oriental, a Cisjordânia não foi formalmente anexada por Israel e, por isso, segundo a lei internacional, não pertence de jure a nenhum Estado desde a renúncia de soberania, por parte da Jordânia, que se mantinha desde a anexação ilegal, em 1948.
A Jordânia é um país independente (com seu território, suas fronteiras internacionalmente reconhecidas e um governo próprio) que é vizinho de Israel, enquanto que a Cisjordânia é um território contestado (localizado entre o território estabelecido de Israel e a Jordânia, sendo disputado por judeus e palestinos) que é ...
Desde junho de 2007, o partido assumiu efetivamente o controle da Faixa de Gaza, após confronto armado com o Fatah. O espaço aéreo e o acesso marítimo à Faixa de Gaza são atualmente controlados pelo Estado de Israel, que também ocupou militarmente o território entre junho de 1967 e agosto de 2005.
Os conflitos que se ligam à criação e à existência deste fizeram com que a região de Gaza recebesse milhares de refugiados palestinos que foram expulsos de Israel. O termo “Faixa de Gaza” tem origem na Antiguidade, o nome é uma referência à principal cidade da região, Gaza.
Os Territórios Palestinos ou Territórios Palestinianos compreendem três regiões não contíguas - a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental. Após a extinção do Mandato Britânico da Palestina, esses territórios foram capturados e ocupados pela Jordânia e pelo Egito durante a Guerra árabe-israelense de 1948.
O interesse de Israel em anexar Gaza se deveu à ambição do Estado de Israel de dominar uma faixa territorial contínua junto ao Mar Mediterrâneo. A partir de 1970 foi instituída uma política de estabelecimento de colonos, e um grande número de refugiados palestinianos foi expulso da região.
Causas do Conflito entre Israel e Palestina Ao término da Segunda Guerra Mundial (1945), os judeus sionistas passaram a pressionar a realização da criação do Estado Judeu. Durante o conflito, 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de concentração sob as ordens de Adolf Hitler (1889-1945).